Educação a distância e aprendizagem significativa: o uso de organizadores prévios de memória em materiais instrucionais multimídia.

Data de Apresentação:10/08/2017 Autor: Gaio Belitardo de Oliveira
Formação do Formador
Profª. Drª. Celi Langhi

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Luiz Teruo Kawamoto Júnior

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

OLIVEIRA, G. B. Educação a distância e aprendizagem significativa: o uso de organizadores prévios de memória em materiais instrucionais multimídia. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O presente trabalho de pesquisa buscou verificar os resultados da aprendizagem de estudantes em dois cursos de educação profissional de formação inicial e continuada de lógica de programação de computadores ofertados na modalidade de educação a distância, fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa quanto aos aspectos psicológicos da aprendizagem humana e na Teoria da Aprendizagem Multimídia em relação à apresentação dos materiais instrucionais para esses cursos. A hipótese de pesquisa definida foi que a aprendizagem a partir de material instrucional multimídia elaborado para a aprendizagem de lógica de programação de computadores em um curso de educação profissional de formação inicial e continuada a distância que faça uso de organizadores prévios de memória, apresenta resultados diferentes dos resultados da aprendizagem em outro curso equivalente cujo material instrucional multimídia não faça uso desses organizadores. Por esse motivo, os organizadores prévios de memória foram incluídos em apenas um dos cursos oferecidos. A metodologia adotada foi a de uma pesquisa com desenho experimental com abordagem quantitativa. Para isso, foram definidos dois grupos de participantes do curso: o experimental, para o qual foi incluído no material instrucional alguns organizadores prévios de memória; e o de controle, cujo material instrucional não continha nenhum tipo de organizador prévio de memória. Os resultados de aprendizagem demonstraram que, ao menos para esta pesquisa, não houve diferenças significativas entre os grupos relativamente à aprendizagem, refutando a hipótese de pesquisa. Apesar disso, ambos os grupos tiveram aumento de desempenho quando comparados o pré-teste com o pós-teste. Verificou-se também que a maioria dos estudantes que realizaram a atividade de resolução de problemas conseguiu transferir os conhecimentos adquiridos para uma nova situação, mostrando a validade dos princípios estabelecidos pela Teoria da Aprendizagem Significativa utilizados nos materiais instrucionais de ambos os grupos.

Aprendizagem Multimídia

aprendizagem significativa