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Dissertação

Educação corporativa para inclusão da diversidade: estudo de caso do Senac São Paulo

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Data de Apresentação:25/04/2023 Autor: Priscila dos Santos
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Profa. Dra. Celi Langhi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Prof. Dr. Rogério Bandeira de Melo Moreira - FRANKLINCOVEY BUSINESS SCHOOL

Prof. Francisco Aparecido Cordão - SENAC

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Resumo

SANTOS, dos Priscila. Educação corporativa para inclusão da diversidade: estudo de caso do Senac São Paulo: 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

 

O estudo objetiva investigar quais os fatores críticos que contribuem para que a educação corporativa promova a inclusão da diversidade. A inspiração foi o cenário pós assassinato de George Floyd e a reinvindicação do mercado para cumprimento das premissas de boas práticas ambientais, sociais e governamentais (ESG), que vem pressionando as organizações a promoverem a inclusão da diversidade nos seus espaços. Para isso, foram elencados, como referencial teórico, aspectos históricos do trabalho, principais regulamentações da educação profissional, definição e funcionamento da educação corporativa no Brasil, cultura e identidades, importância da inclusão da diversidade nos espaços organizacionais, educação pluriversal e filosofia ubuntu. Foi utilizado o método de pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti, a partir de um estudo de caso, que é o Programa de Inclusão e Diversidade do Senac São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, levantamentos bibliográficos, de documentos, de registros de arquivos e uma pesquisa de levantamento do tipo survey. Os resultados foram avaliados a partir do levantamento bibliográfico e da análise de conteúdo da pesquisa e dos 14 fatores críticos que contribuem para que a educação corporativa promova a inclusão da diversidade (o programa não atende a apenas três deles). Os dois grandes diferenciais do programa foram a criação dos representantes da inclusão em unidades educacionais, campi e sede e a formação de multiplicadores para atuar com as ações formativas do portfólio junto aos colaboradores e gestores. Por fim, a partir do resultado da pesquisa, foi elaborado um guia de boas práticas de educação corporativa para inclusão da diversidade. 

Este trabalho está vinculado: Linha de Pesquisa Formação do Formador, e ao Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Também está vinculado ao Grupo de Pesquisa Práticas de Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa, que consta no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Educação Profissional. Educação Corporativa. Inclusão da Diversidade. Educação Pluriversal