Educação corporativa: um estudo sobre sua prática nas pequenas empresas do bairro de Campo Limpo, em São Paulo/SP.

Data de Apresentação:06/12/2018 Autor: Rafael Souza Coelho
Formação do Formador
Profª. Drª. Celi Langhi

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Francisco Carlos Franco

Prof. Dr. Roberto Kanaane

COELHO, RAFAEL SOUZA. Educação corporativa: um estudo sobre sua prática nas pequenas empresas do bairro de Campo Limpo, em São Paulo/SP. 240 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O desenvolvimento da formação profissional é fundamental para a sobrevivência das pequenas empresas, para que elas possam atuar de maneira mais competitiva no mercado globalizado. Por isso, o objetivo do estudo é apresentar um modelo de educação corporativa para as pequenas empresas. Como objetivos específicos, busca-se entender os impactos das transformações da sociedade na formação profissional do trabalhador, ampliar o arcabouço teórico em educação corporativa e avaliar de que maneira os programas de educação corporativa podem contribuir para a potencialização de competências dos gestores e colaboradores das pequenas empresas. A dissertação está estruturada em seis capítulos, e o referencial teórico baseado em quatro eixos: a) sociedade do conhecimento; b) formação profissional; c) educação nas organizações; d) educação corporativa nas pequenas empresas. A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa-quantitativa, de natureza exploratória-descritiva, com o objetivo de investigar as práticas de educação corporativa no contexto das pequenas empresas. A amostra foi por conveniência, realizada com gestores de pequenas empresas localizadas no bairro de Campo Limpo, zona sul da cidade de São Paulo/SP, cujo procedimento de coleta ocorreu em duas etapas. Na primeira etapa, aplicou-se um questionário composto de 19 questões abertas e fechadas a 80 empresas participantes por meio de procedimentos eletrônico e presencial, com o objetivo de conhecer o perfil do respondente e analisar a opinião a respeito da importância da formação profissional do colaborador e educação corporativa. Na segunda etapa, com o objetivo de aprofundamento de estudo, realizaram entrevistas a partir da seleção de 10 respondentes da primeira etapa com base em dois critérios preestabelecidos: possuir até 49 colaboradores (comércio/serviços) e até 99 colaboradores (indústria); e no setor selecionado não haver repetição do segmento de atuação. Os resultados da pesquisa de campo indicaram que os entraves para as pequenas empresas implantarem programas de educação corporativa estão associados a questões financeiras, falta de engajamento de equipe, comunicação inadequada em ações educacionais e resistência a mudanças por parte dos colaboradores. Também foi possível identificar demandas importantes como a indisponibilidade de tempo dos gestores para se qualificarem em cursos de maior duração e a falta de um padrão de aprendizagem nas organizações estudadas. Portanto, a partir da discussão dos resultados, foi apresentado um modelo de educação corporativa para as pequenas empresas baseado no ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act), subdividido em nove etapas distintas, com o objetivo de auxiliar os gestores na elaboração de programas de educação corporativa nas pequenas empresas.

Aprendizagem Organizacional

Educação Corporativa