Educação e profissionalização por competências: uma análise a partir de egressos do curso técnico em eventos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Data de Apresentação:27/03/2019 Autor: Vinicius Moraes Raszl
Gestão e Avaliação
Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Profª. Drª. Tania Barbosa Martins

Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado

RASZL, V. M. Educação e profissionalização por competências: uma análise a partir de egressos do Curso Técnico em Eventos. nn 173f. Dissertação(Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional).Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

A educação baseada por competências foi proposta no Brasil, a partir das últimas décadas do século XX, como fundamental para suprir as necessidades econômicas da formação de mão de obra. Isso porque os trabalhadores passaram a ter de atender a uma demanda de flexibilização do trabalho, não só em funções operacionais das indústrias, mas também no setor de serviços do novo ciclo de desenvolvimento tecnológico. Esta pesquisa surgiu com a necessidade de análise e contextualização da educação baseada em competências, na formação profissional, no cenário brasileiro, tendo como referência o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e o Curso Técnico em Eventos desta instituição. A questão de pesquisa proposta é: como os egressos dos cursos técnicos se apropriam e mobilizam os conhecimentos disponibilizados pelo modelo de competências? O estudo teve como objetivo compreender os aspectos do modelo por competências numa conjuntura ampla das relações entre educação e trabalho. A abordagem teórico metodológicas e baseou no materialismo histórico dialético. O enfoque esteve na educação profissional de nível técnico, discutindo como a aproximação da escola com as organizações capitalistas por meio da educação por competências coloca desafios para a lógica do papel da educação para a formação integral e crítica. A pesquisa utilizou o método de entrevistas semiestruturadas com um roteiro de perguntas abertas e avaliou a preparação dos alunos para aptidões que favoreçam a produtividade nas organizações, empenhada no discurso de adequação ao mercado de trabalho e na ideia de empregabilidade. Com o produto final desta dissertação se oferece uma coleta de dados que possa ser analisada, a partir da visão de egressos de cursos técnicos, com a possibilidade de ampliação em outras pesquisas que versem sobre temática semelhante.

Educação Profissional

Competências