Educação para a sustentabilidade: reflexões sobre o ensino superior em turismo

Data de Apresentação:10/07/2006 Autor: Viviane Minati Panzeri
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola

Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola

Prof. Dr. Rogério Stacciarini

Profª. Drª. Sylvia Helena Souza da Silva Batista

O presente trabalho aborda aspectos importantes do Desenvolvimento Sustentável, do Turismo Sustentável, e um panorama sobre o Ensino Superior em Turismo . Analisa grades curriculares de cursos superiores de Bacharelado em Turismo da Região Metropolitana de Campinas, levando em conta as diretrizes do Ministério da Educação e especificidades das regiões onde estão alocadas as Instituições de Ensino Superior.

Com fundamentação teórica e empírica nessa temática , a pesquisa incluiu as publicações da Organização das Nações Unidas, tendo sido também efetuado levantamento de um referencial bibliográfico em três idiomas - espanhol, inglês e português, e documentos de organismos internacionais sobre o impacto do Turismo no meio ambiente.

Foi constatado na pesquisa realizada que a Região Metropolitana de Campinas tem a oferta de cursos superiores em turismo distribuída irregularmente. Alguns cursos carecem de ensino voltado para a sustentabilidade conforme a orientação da ONU e dos demais documentos referidos ao longo do trabalho.

Desenvolvimento sustentável

Educação Superior