Data de Apresentação:28/05/2018 Autor: Marina Mattaraia

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

MATTARAIA, M. Educação profissional corporativa para a gestão do investimento social privado: estudo sobre uma empresa de concessão de infraestrutura nas Américas do Sul, Central e do Norte. 106 f. Dissertação apresentada para o Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O investimento social privado é parte integrante da realidade das corporações, e sua prática requer a atuação de profissionais capacitados para que, além de entenderem a temática, possam utilizar as ações praticadas para agregar valor aos conglomerados empresariais. O objetivo é verificar se, na opinião dos colaboradores que atuam numa organização de concessão de infraestrutura, denominada Grupo CCR, é importante disseminar os conteúdos e ações relacionados à gestão do investimento social que são praticadas e se isto pode ser viabilizado por meio de um curso a distância via Internet. O método de pesquisa utilizado foi exploratório, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de uma pesquisa documental e uma pesquisa do tipo survey. Por meio da pesquisa documental foi identificado como a organização faz a gestão de seu investimento social, com a exemplificação de alguns projetos, programas e campanhas. Com a pesquisa do tipo survey foram coletadas e analisadas as opiniões de 1.237 colaboradores sobre a gestão do investimento social privado praticado e a importância da disseminação desses conteúdos para o público interno. Os resultados indicaram que para os colaboradores é importante que ocorra a disseminação dos conteúdos relacionados ao investimento social privado e que o melhor meio para isso, dadas as características da organização, é um curso a distância, via Internet. A partir desse resultado foi elaborada uma proposta de curso a distância sobre investimento social corporativo.

Educação Corporativa

Educação profissional