Educação profissional e competências profissionais: Um estudo com egressos do Ensino Técnico Modular.

Data de Apresentação:15/03/2018 Autor: Shirlei Paques Pereira
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Profa. Dra. Amália Neide Covic

Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

PEREIRA, S. P. Educação profissional e competências profissionais: Um estudo com egressos do Ensino Técnico Modular, 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, (CEETEPS), São Paulo 2018.

O presente estudo teve como objetivo geral: identificar as contribuições dos cursos técnicos modulares presenciais na implementação de competências empreendedoras em seus egressos. Como objetivos específicos: investigar as práticas voltadas ao conceito de empreendedorismo nos cursos técnicos modulares presenciais, e; verificar a presença de competências empreendedoras nos egressos dos cursos técnicos modulares presenciais da escola técnica estadual de são paulo (ETESP). O método de pesquisa foi o descritivo com o levantamento histórico e conceitual, bem como a análise documental e bibliográfica sobre: a educação profissional e desenvolvimento do empreendedorismo brasileiro, o desenvolvimento de competências empreendedoras e a presença dessas nos egressos dos cursos técnicos da etesp. Através da técnica de observação sistemática não participante, esta análise utilizou como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário qualiquantivo, estruturado, disponibilizado no formulário google forms para a amostra de 100 egressos. Os resultados sinalizaram que a educação profissional a partir do seu envolvimento político, social, econômico, e principalmente cultural, na construção de valores é meio fundamental no acesso e desenvolvimento de competências empreendedoras em seus alunos, tais como: tomada de decisão, correr riscos calculados, busca por atualização constante, efetividade de ações, relacionamento interpessoal e segurança no que conhece e saber fazer. Tendo os objetivos e questão de pesquisa respondidos ao compreender quais as contribuições do ensino técnico na implementação de competências empreendedoras nos egressos dos cursos modulares presenciais da ETESP, este estudo apontou que além da infraestrutura da instituição ou dos seus cursos técnicos, o papel dos professores com suas práticas e abordagens acerca do empreendedorismo vem promovendo a motivação em seus alunos na busca por competências demandadas pelo mercado de trabalho, sejam estas determinadas por atuação empreendedora ou intraempreendedora.

Educação profissional

Ensino Técnico Modular e Competências Empreendedoras.