Data de Apresentação:25/03/2019 Autor: Regina Rogick Lopes

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Profª. Drª. Rúbia Cristina Cruz

LOPES, R. R. Educação profissional e linguagens: O aprendizado da Língua Inglesa em Cursos Técnicos. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Orientando-se pela concepção de que os processos na educação profissional se constituem no âmbito da sociedade, da cultura e do trabalho, este estudo bibliográfico com pesquisa exploratória qualitativa, tem o objetivo deinvestigar a relação entre as bases da Abordagem Instrumental e o aprendizado da Língua Inglesa em Cursos Técnicos das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. A partir da reflexão sobre os princípios norteadores dessa abordagem, pesquisando sobre as principais tendências pedagógicas no ensino da Língua Inglesa, passando por uma pesquisa documental dos planos de ensino da instituição, foram investigadas por meio de pesquisa de campo as necessidades de aprendizagem dos estudantes para conhecer as conjecturas das linguagens do mundo do trabalho e as metodologias para o preenchimento de potenciais lacunas. O interesse da pesquisadora pelo tema tem origem na sua atuação como professora de Inglês Instrumental em cursos técnicos de nível médio em Escolas Técnicas Estaduais da cidade de São Paulo e na reflexão sobre como o conhecimento das necessidades de aprendizagem pode contribuir para o aprendizado da Língua Inglesa, nos cursos técnicos vespertinos e noturnos de uma Escola Técnica Estadual na zona norte da cidade de São Paulo. Diante dos desafios para uma educação de qualidade dentro de um contexto controverso de múltiplas abordagens e na busca de uma melhor compreensão das políticas públicas, das vicissitudes do mercado de trabalho e das práticas educacionais voltadas ao ensino por competências, investiga a possibilidade da construção de um conhecimento mais do que instrumental, promotor de competências e habilidades comunicativas relevantes para o desenvolvimento integral do educando dentro da Educação Profissional.

Análise de Necessidades

Inglês Instrumental