Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana - UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
BAUMANN, P. C.
J. A. Educação profissional e narrativas autobiográficas: uma história de vida
em formação. 169 f. Dissertação (Mestrado
Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Este trabalho é
parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha
de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação
e Trabalho. O presente trabalho tem como
objetivo evidenciar como as abordagens biográficas contribuem para a auto
formação e autoconhecimento ao longo da vida de uma profissional da educação,
que desenvolveu em paralelo atividades de empreendedorismo em diferentes áreas.
Esta pesquisa tem sua base teórica dos trabalhos desenvolvidos por
Marie-Christine Josso, Christine Delory-Momberger, Inês Ferreira de Souza
Bragança, Belmira Bueno, Elizeu Clementino de Souza, Maria da Conceição
Passeggi, dentre outros estudiosos da metodologia de história de vida. Como
objetivos específicos, pretende-se identificar, por meio de uma bibliometria,
os estudos que consideraram a relação entre lifelong
learning e o uso de histórias de vida
em formação; identificar os principais conceitos relacionados à educação
profissional contidos numa narrativa autobiográfica, relacionando as
experiências vividas na educação formal, não formal e informal. A metodologia a
ser utilizada no projeto é de narrativa autobiográfica escrita, acompanhada de
uma fotobiografia. A pergunta de pesquisa que norteia esta pesquisa é: como evidenciar
as aprendizagens e a formação ao longo da vida a partir do uso da abordagem
biográfica? Por fim, será elaborado um e-book voltado para profissionais que
atuam na formação de formadores, como produto fruto desta dissertação.