Educação Profissional e o Ensino Técnico em Agropecuária: Um Estudo Etnográfico da Etec Cônego José Bento, Jacareí, SP.

Data de Apresentação:13/03/2018 Autor: Ivone Barbosa Targa
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Profª. Drª. Amália Neide Covic

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Targa, I.B. Educação Profissional e o Ensino Técnico em Agropecuária: Um Estudo Etnográfico da Etec Cônego José Bento, Jacareí, SP. 163f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, (CEETEPS), São Paulo, 2018.

Essa dissertação teve como objetivo principal identificar a relevância da formação em nível técnico de 2º grau, no curso de agropecuária, sob a perspectiva sócio-econômica-cultural para a região do Vale do Paraíba. Almejando esse escopo desenvolveu-se uma pesquisa com enfoque etnográfico, valorizando-se a cultura, as crenças e o espaço dos objetos de pesquisa. Para o registro dos participantes foram adotadas as técnicas de observação, análise documental, análise de conteúdo e fotografias, com aplicação de questionários aos discentes, docentes, egressos e funcionários e entrevistas semiestruturadas com a direção, coordenação pedagógica, coordenação do curso técnico em agropecuária (ETIM) e orientador vocacional. A amostra configurou-se a não probabilística, por conveniência da pesquisadora. Os sujeitos de pesquisa foram: 84 alunos, 10 professores, 15 ex-alunos, 4 funcionários e os quatro entrevistados mencionados. Verificou-se que embora os autores sinalizem para o fomento da economia agrícola no país e para a educação como ponto primordial para o desenvolvimento da agropecuária, os resultados mostraram que sob a óptica dos respondentes a principal trajetória apresentada corresponde à continuidade dos estudos em nível superior, principalmente na área agrícola. Isso é justificado pela pouca idade dos alunos, que almejam a universidade como plano de carreira. Portanto, este estudo aponta para a excelência na formação técnica agrícola, assim como a força cultural exercida pela Etec Cônego José Bento, no entanto, não se pode considerar o curso relevante para a realidade socioeconômica da região do Vale do Paraíba. Por tratar-se de uma pesquisa etnográfica, com características muito peculiares, sugere-se a extensão da abordagem estudada a outras realidades e contextos.

Educação profissional

Ensino Técnico Agrícola