Data de Apresentação:20/06/2017 Autor: Marluce Gavião Sacramento Dias

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Rubia Cristina Cruz

Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

DIAS, M. G. S. Educação profissional: uma abordagem do inglês instrumental sintonizada com a proposta do curso técnico em turismo do Centro Paula Souza. 61 f. Projeto de Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

Este trabalho surgiu da dificuldade observada junto ao corpo discente de cursos técnicos em acompanhar o conteúdo programático na disciplina Inglês Instrumental em turmas do curso Técnico de Turismo, do Centro Paula Souza, em uma ETEC localizada na Baixada Santista. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar as expectativas dos alunos nessa disciplina e as possibilidades de superação das dificuldades existentes em função da heterogeneidade de conhecimento percebida entre os alunos  e o desejo de se buscar as condições satisfatórias nas quais o ensino da língua inglesa se desenvolve nos cursos técnicos do Centro Paula Souza. A disciplina ministrada nos cursos técnicos do Centro Paula Souza, diretamente relacionada ao ensino da língua inglesa, originalmente conhecida como ESP (Inglês para Fins Específicos) é denominada especificamente Inglês Instrumental, e este trabalho mostra como é desenvolvida dentro da instituição. Para tanto, documentos legais que norteiam a educação no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e, ainda, os documentos basilares do Centro Paula Souza, são abordados, mais especificamente na sua relação com o ensino da língua inglesa. Constatou-se a partir do questionário de pesquisa aplicado que os alunos não se interessam pelo ensino da língua inglesa por se acharem desmotivados e atribuem ao docente parte da responsabilidade por este desinteresse. Algumas práticas didáticas inovadoras, e que são exercidas dentro da instituição, tem como foco minimizar esta situação de desinteresse. O Centro Paula Souza, efetivando sua missão,  concretiza a possibilidade de crescimento profissional do alunado que finaliza o curso técnico de turismo apto para ser inserido no competitivo mercado de trabalho.

Centro Paula Souza

Educação profissional