Ensino técnico e ensino tecnológico: a aderência ao mercado de trabalho das matrizes curriculares, na percepção dos docentes

Data de Apresentação:15/09/2010 Autor: Rita de Cássia Carolino
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Rita Elvira Garcia

O presente estudo tem como ponto de partida a percepção de que grande parte dos docentes dos cursos técnicos e tecnológicos são profissionais que também atuam no mercado de trabalho, dentro de suas áreas de docência, e que a contribuição deles para a formação do currículo do curso pode ir além de serem meros aplicadores do documento oficial.

Ao longo da história, o conceito de currículo sofreu diferentes interpretações e diferentes implementações, assim nos últimos anos discutiram-se muito as questões sociológicas e políticas da concepção de um currículo e tais discussões nos remetem a necessidade de um grupo de pessoas envolvidas na criação do mesmo, com a intenção de transformá-lo num curso atualizado e dinâmico. Mais radicais e rápidas foram as mudanças acontecidas no mercado de trabalho dos últimos anos, fazendo com que as empresas buscassem profissionais qualificados, pré-dispostos e atualizados para acompanhar tais evoluções.

Deste modo, o cerne deste estudo tem como objetivo primordial analisar a percepção dos docentes frente às matrizes curriculares de seus cursos, sua aderência ao mercado, a metodologia de construção e a influência que as empresas devem ter na elaboração de tais projetos. As questões da pesquisa dizem respeito a participação dos professores na elaboração da matriz curricular do curso, da atuação deles nas disciplinas técnicas e na crença sobre a possível aderência das matrizes curriculares ao mercado de trabalho.

Para tal, foram analisadas as respostas dos docentes de disciplinas técnicas dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores e do Curso Técnico em Informática.

Os resultados demostram que os docentes de disciplinas tecnicas, de fato, estão no mercado de trabalho e que estes estão colaborando na construção das matrizes curriculares das instituições pesquisadas. A análise indica também, que os docentes consideram que as matrizes curriculares atendem às necessidades do mercado e às exigências regulatórias.

Ensino técnico

Ensino tecnológico