Data de Apresentação:31/05/2017 Autor: Luciana Luiggi Teixeira

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Profª. Drª. Adriana Varani

TEIXEIRA, L. L. Ensino técnico integrado ao médio: contextualização histórica e desafios para a formação docente. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O foco deste trabalho é caracterizar os desafios enfrentados pelos docentes que trabalham com o ensino técnico integrado ao médio, uma vez que este ensino já fez parte das políticas públicas nacionais, depois deixou de fazer e, recentemente, através do Decreto nº 5.154/04, voltou a vigorar. A hipótese levantada é que estas informações sejam essenciais e relevantes para o surgimento de novas propostas voltadas para a melhoria do trabalho docente, à medida que o professor é um elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem e na implementação de políticas educacionais. O presente trabalho tem por objetivo estudar e analisar os desafios docentes desta modalidade de ensino – integrado – considerando sua contextualização histórica e a situação atual. Os objetivos secundários são: a) contextualizar o surgimento da educação profissional integrada com o ensino médio no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; b) pesquisar os possíveis esforços da instituição para preparar o docente do ensino integrado e; c) analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes deste ensino. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, pesquisa documental seguida de análise, pesquisa nos bancos de dados da instituição objeto de estudo, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e entrevistas de história oral com docentes de uma unidade de ensino técnico (Etec) da instituição, que vivenciaram as mudanças educacionais referentes ao ensino técnico integrado ao médio, para identificar as dificuldades enfrentadas na prática docente. Identificou-se que a principal dificuldade enfrentada pelo docente é trabalhar de forma integrada, o que poderia ser resolvido através de um planejamento muito bem elaborado e do envolvimento do professor no desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Currículo integrado

Educação e Trabalho

Ensino técnico integrado ao médio

Formação Docente