Ensino tecnológico paulista: concepção e consolidação do CEETEPS

Data de Apresentação:26/09/2023 Autor: Felipe Augusto Chadi da Silva
Políticas, Gestão e Avaliação
Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi

Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi - CEETEPS

Profa. Dra. Maria Lucia Mendes de Carvalho - CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA/CEETEPS

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

SILVA, FELIPE. A. C. Ensino tecnológico paulista: Concepção e consolidação do CEETEPS. 354 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

O presente trabalho tem por objetivo empreender um estudo histórico sobre o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no estado de São Paulo, a partir da fundação e evolução do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) enquanto instituição pública inovadora no contexto da expansão do ensino técnico e tecnológico nacional. A metodologia usada foi o levantamento bibliográfico, o mapeamento e análise documental proveniente de diferentes fontes, tais como a legislação estadual, federal, atos normativos internos, relatórios institucionais, imprensa periódica e imprensa institucional. Desta forma, procuramos contemplar como diferentes atores sociais estavam envolvidos na instituição, ao mesmo tempo em que procuramos entender como busca sua posição e consolidação como referência de ensino na sociedade.

A trajetória da instituição evidencia a formação de um projeto de educação atrelado ao desenvolvimento econômico e produtivo do estado e do país e como o perfil institucional vai sendo alterado à medida que mudanças políticas são implantadas por diferentes governos ao longo de quase três décadas.

CEETEPS

FATEC