Data de Apresentação:21/06/2022 Autor: Sandra Lee de Carvalho

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS

Prof. Dr. Ruhena Kelber Abrão Ferreira - UFT

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

CARVALHO, S. L. Entre memórias e relatos: a implementação, a trajetória e o ensino de um Curso Técnico em Nutrição e Dietética. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Linha de Pesquisa: Formação do Formador e vinculada ao Projeto de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

O presente trabalho foi realizado no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, na linha de pesquisa Formação do Formador e vinculada ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Ele tem por objetivo central realizar um levantamento histórico sobre a Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita, concernente à origem do curso de Técnico em Nutrição e Dietética, por meio de pesquisa documental e de história oral de vida para entender como se deu o ensino nesta instituição e como objetivos secundários propõe-se a: identificar os componentes curriculares/disciplinas que compunham o currículo do Curso de Nutrição e Dietética; mapear os primeiros docentes que ministraram aula na sua implantação; realizar um levantamento dos primeiros egressos; e verificar se eles foram colocados no mercado de trabalho e continuaram nesta área de atuação ou se tornaram docentes na área da nutrição. Para tanto foi realizado um levantamento documental de coleta de dados em arquivos eletrônicos e arquivos institucionais do Curso Técnico em Nutrição e Dietética da ETEC Júlio de Mesquita. A complementação da documentação histórica se deu por meio de história oral, utilizando como recurso entrevistas roteirizadas que contaram com a participação de três docentes sendo que, um destes foi aluno no curso de Economia Doméstica e outro, aluno do curso Técnico em Nutrição e Dietética. Evidenciou-se por meio da pesquisa que a ETEC Júlio de Mesquita foi instituída em 25 de fevereiro de 1935 com o nome Escola Industrial Júlio de Mesquita e desde a sua fundação, a instituição teve diversas denominações. A partir do Curso de Técnico em Economia Doméstica, em 1982 foi introduzido Curso de Técnico em Nutrição e Dietética e ao longo dos anos o currículo que norteia este curso passou por diversas atualizações com retiradas e inserções de componentes curriculares/disciplinas. Foi possível identificar docentes e egressos que participaram da implantação do Curso de Técnico em Nutrição e Dietética e por meio da história oral alguns fatos importantes foram evidenciados. Todos os participantes apontaram como um marco importante a reforma do laboratório de técnica dietética, por considerarem que o espaço ficou mais confortável e adequado para a realização de simulações práticas similares ao ambiente profissional. Diante dos relatos dos participantes abriram-se outras possibilidades de pesquisa, de modo a explanar e preservar a história e as memórias desta instituição de ensino.

Técnico em Nutrição e Dietética; História da Nutrição e Dietética; Educação Profissional e Tecnológica