Português Ingles Espanhol

Dissertação

Estratégias para gestão acadêmica sustentável: estudo de caso

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:10/02/2009 Autor: Ricardo Holderegger
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Formação Tecnológica
Orientador:
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Oswaldo Elias Farah

Profª. Drª. Esméria Rovai

Resumo

Este trabalho pretende caracterizar as questões organizacionais, estratégicas e tecnológicas das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas brasileiras e apresentar os benefícios da implantação do Balanced Scorecard, baseado em sistema de informação executiva, que vise um franco desempenho competitivo.

O estudo não levanta a questão apenas porque o mercado do ensino superior privado sofreu transformações no Brasil e no mundo, mas porque todas as áreas do conhecimento humano foram afetadas de alguma forma a partir do uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) e porque os resultados efetivos da aplicação estratégia da TIC nos negócios é, invariavelmente, a redução de custo operacional das organizações e aumento da flexibilidade.

Desta forma, é premente que novas ações, novas estratégias, novas perspectivas e novos modelos de negócios passem a fazer parte da mente dos executivos das IES privadas, de forma que estes venham a acompanhar os acontecimentos deste novo mundo e propor novas alternativas para as questões que estão por vir. Neste trabalho, foram abordadas as questões do perfil executivo presente nas IES privadas, a necessidade de uso intensivo dos recursos de TIC para se otimizar a operação, os desafios da aderência da tecnologia, a exigência de estratégias claras e a proposta de uma ferramenta de medição de desempenho.

O trabalho foi elaborado através da realização de entrevista, aplicação de questionário e revisão bibliográfica, acessando-se a literatura, documentos oficiais e de institutos internacionais, legislação e artigos de autores diversos que se relacionam com o assunto de modo a trazer ao estado da arte, o conhecimento disponível.

Procurou-se abordar o tema de uma forma focada no problema que dificulta a implementação de projetos estratégicos nas IES privadas, ao mesmo tempo em que se observa a existência de ferramentas de TIC que, se implementadas, poderão trazer um grande ganho competitivo para as IES privadas.

Balanced Scorecard

GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO