Data de Apresentação:29/06/2022 Autor: Thais Aparecida Fernandes Kabuchi

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

Profa. Dra. Sandra Giacomin Schneider - USP

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

KABUCHI, T. A. F. Estudo da geometria de mecanismos de implantes ortopédicos pelo método de elementos finitos: ensaio comparativo entre liga de Ti – CP e liga Ti35Nb7Zr sob a ótica da inovação disruptiva. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

Com a constante evolução nas pesquisas em biomateriais utilizados na medicina, uma série de incertezas com relação ao uso clínico tem surgido e com isso muitos pesquisadores têm tido a responsabilidade de desenvolver protocolos confiáveis a fim de melhorar as práticas envolvidas no uso desses materiais em produtos médicos implantáveis. Atualmente implantes ortopédicos fabricados em ligas de titânio tem tido bom índice de sucesso, porém, ainda há recorrência de falhas associadas, em muitas vezes, a baixa resistência a fadiga do material, alto módulo de elasticidade em comparação a fisiologia do osso e a falta de biocompatibilidade específica para cada aplicação. Por conta disso, são realizadas pesquisas para desenvolver materiais com propriedades que possam garantir maior longevidade e conforto ao corpo humano. Pretende-se com o presente trabalho avaliar por meio de modelagem tridimensional e utilização do método de elementos finitos, a distribuição das tensões geradas por cargas simuladas sobre implantes estudados com a liga Ti35Nb7Zr, utilizando os dados experimentais já existentes. Comparar o modelo simulado com resultados obtidos sob as mesmas condições na liga de Ti – Comercialmente Puro disponíveis de pesquisas relacionadas. Confrontar os dados obtidos na simulação e avaliar a viabilidade do uso da liga de Ti35Nb7Zr um material desenvolvido em laboratório e com grande potencial para ser introduzido ao mercado nacional. Dessa forma, discutindo a viabilidade de introduzir esse novo material a cadeia produtiva existente e discutindo suas características sob os aspectos da inovação disruptiva. A pesquisa possui abordagens qualitativa e quantitativa e é do tipo exploratória visto que o tema é contemporâneo e pouco abordado na literatura científica. A metodologia usada foi um estudo de caso aplicado em uma pesquisa já consolidada e comparação dos dados da literatura com a inserção de um novo material e por fim discutido os aspectos de inovação disruptiva que podem proporcionar nos sistemas produtivos.

Liga Ti35Nb7Zr. Método de Elementos Finitos. Sistemas Organizacionais. Inovação Disruptiva