ESTUDO DA VIABILIDADE PIEZELÉTRICA E DA RIGIDEZ DIELÉTRICA EM CERAMICA SINTERIZADA A PARTIR DE MATRIZ GRANITICA E POSSIVEIS APLICAÇÕES EM PROCESSOS PRODUTIVOS

Data de Apresentação:15/06/2020 Autor: Douglas Antônio Amâncio
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Humber Furlan

Prof. Dr. Humber Furlan

Prof. Dr. Antonio Hortencio Munhoz Junior

Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

AMANCIO, D. A. Estudo da viabilidade piezelétrica e da rigidez dielétrica em cerâmica sinterizada a partir da matriz granítica e possíveis aplicações em processos produtivos. 63f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A piezeletricidade é uma característica intrínseca ao quartzo, minério que faz parte da composição físico-química do mineral granito, já a rigidez dielétrica é uma constante que pode ser encontrada em todo material cerâmico com maior ou menor grandeza, utilizar essas propriedades em aplicações práticas pode contribuir para na solução de um gargalo encontrado na indústria de materiais para a construção civil, área onde o granito é amplamente utilizado, sofrendo até mesmo um volume alto de descarte, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar um material cerâmico produzido a partir da matriz do pó de granito, afim de identificar o fenômeno de piezeletricidade bem como sua rigidez dielétrica. O método usado será a pesquisa empírica, onde serão coletados dados de experimentos feitos a partir de corpos de prova previamente confeccionados em laboratório por sinterização, os corpos de prova serão analisados com a montagem de um circuito elétrico no qual se pretende apurar a propriedade da piezeletricidade nos mesmos, esse circuito será composto de uma fonte alimentadora de 24V, uma placa Arduino que irá controlar a frequência e pressão exercida no corpo de prova, um osciloscópio para leitura da onda de resposta quando a mesma for obtida, para análise da rigidez dielétrica será utilizado o método Hi Pot, no qual consiste em passar uma alta tensão por dois polos conectados ao corpo de prova e verificar a ruptura do mesmo ou aumento na variação de tensão, obtendo dessa forma a rigidez dielétrica, também foi empregado o método de pesquisa cientifica bibliométrica com intuito de compilar a partir das palavras- chave utilizadas definições e conceitos que possam validar os dados obtidos nesse trabalho.

Piezeletricidade

granito