Data de Apresentação:19/05/2016 Autor: Marta Fioravante Delgado

Prof. Dr. Fabrício José Piacente

Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

DELGADO, M.F. Estudo de análise dos custos de melhoria no sistema produtivo da avicultura de postura do interior paulista, utilizando a produção mais limpa como ferramenta de gestão. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

O objetivo desta pesquisa foi analisar os custos de implantação de melhorias no sistema produtivo de uma empresa produtora de ovos na região de Bastos-SP, utilizando a metodologia de gestão ambiental, a P+L, como norteador desta reestruturação, discutindo o melhor destino para os dejetos desta produção. Como metodologia foi escolhido o Estudo de Caso, elegendo por conveniência para esse estudo um produtor com um plantel de 100.000 aves, de porte médio, com 10 anos de atividade e que trabalha unicamente com o sistema produtivo convencional. Elaborou-se um projeto de P+L e os resultados mostraram que a proposta de automatização na avicultura de postura é técnica e economicamente viável. Entretanto, não se enquadra nos princípios da P+L, pois esta modificação, apesar de ter uma produção superior em um menor espaço e utilizar um número inferior de funcionários, o sistema automatizado consome mais energia, devido aos seus componentes eletrônicos. Contrariando um dos pilares da P+L, produzir mais com menos energia e água, além de aumentar consideravelmente o problema com os dejetos, pois o resíduos oriundos deste sistema não encontram compradores. Sendo assim, buscou-se construir 5 cenários, com alternativas que justificassem a implantação do sistema dentro dos objetivos deste estudo. Dentre os 5 cenários, 2 foram descartados por não destinar corretamente os dejetos. Os outros cenários adicionando a biodigestão como uma ferramenta de gestão ambiental agregaram valor, um projeto complementar à proposta original, que destina adequadamente todos os dejetos desta produção. Esses cenários foram submetidos ao indicador financeiro o payback e com esse levantamento, foi eleito o Cenário V como o que atendeu todas as prerrogativas técnicas, econômicas e ambientais. Apresenta-se como proposta para futuros trabalhos estudar a potencialidade deste mercado como gerador de energia elétrica, com venda da produção excedente para a companhia de rede elétrica local de uma forma isolada ou em consórcio com outras empresas.

Análise de Custos

Avicultura de postura