Data de Apresentação:24/04/2018 Autor: Rubens Eduardo Birochi Morgabel

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro

MORGABEL, R. E. B. Estudos sobre a Permanência e o Abandono Escolar em um Curso Técnico de uma Escola Técnica Paulista. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Estudos cada vez mais direcionados aos problemas que atingem à grande quantidade de escolas técnicas são fundamentais para a descoberta de soluções que possam ser aplicadas nestas escolas, na busca de uma diminuição gradativa da grande quantidade de alunos que abandonam os cursos antes do fim do ciclo educacional. A crescente ampliação da oferta de educação profissional através dos cursos técnicos é acompanhada de políticas para aumentar a permanência do aluno dentro da escola bem como de combate e controle à evasão escolar, considerando sua realidade sociocultural e econômica? Quais são as políticas de transição da formação técnica para o mundo do trabalho? Trata-se de uma complexidade de questões que demandam análises científicas, baseadas em metodologias de natureza quali-quantitativa, para compreender a sua dinâmica e oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação no país. A partir dessa problematização, O objetivo geral desta pesquisa é compreender as causas da evasão e/ou da diminuição do tempo de permanência do aluno no ensino técnico, buscando os fatores que contribuam para o desenvolvimento educacional e social, analisando modelos de ações desenvolvidas diretamente para tais questões em um espaço geográfico e temporal delimitados. Especificamente, o objetivo se debruça sobre o contexto do aumento significativo de abandono dos alunos de um Curso Técnico em Administração da Etec de Vargem Grande do Sul, estado de São Paulo, em que se desenvolve um projeto em busca de soluções para este problema desde o ano de 2012. A partir da compreensão dos fatores determinantes para o abandono e para a permanência do educando na escola por meio de pesquisa bibliográfica, foram analisados os resultados da aplicação de projeto de parceria entre a escola e a iniciativa privada para o oferecimento de oportunidades de emprego remunerado, através de vagas para aprendiz ou estagiário, relacionando o oferecimento de uma oportunidade de emprego remunerado concomitante à permanência e conclusão do curso técnico noturno no contexto analisado.

Educação e Trabalho

Educação Profissional e Tecnológica