EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: CLASSES DESCENTRALIZADAS DO CENTRO PAULA SOUZA

Data de Apresentação:24/06/2020 Autor: Daniel Capella Pereira
Gestão e Avaliação
Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Natalia Nochese Fingermann

Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profa. Dra. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

PEREIRA, D. C. Expansão da Educação Profissional de Nível Médio no Estado de São Paulo: Classes Descentralizadas do Centro Paula Souza. 98 [noventa e oito] f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A presente dissertação surge da necessidade de estudos que demonstrem a importância das ações pontuais, dos programas e das políticas públicas voltados para à educação profissional (EP) no país. A EP vem ampliando seu espaço nas políticas educacionais e isso se deve ao processo de industrialização e globalização desenvolvido no Brasil no século XX. Esse importante segmento educacional integra, historicamente, decisões políticas fundamentais que afetam perspectivas econômicas e sociais em que se encontram em debate as relações entre qualidade e quantidade, público e privado e a centralização e descentralização. Esta pesquisa buscou responder a seguinte indagação: O que são as Classes Descentralizadas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) no processo de expansão do ensino técnico de nível médio e qual é o seu papel no atendimento de demandas sociais e econômicas no Estado de São Paulo? Com base nesta pergunta, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender as Classes Descentralizadas e identificar os reflexos deste programa educacional no processo de expansão da oferta de vagas e no atendimento de demandas sociais e econômicas no Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo foi necessário interpretar normas e documentos que regulam e instituem as Classes Descentralizadas e analisar informações relativas ao histórico, ao processo de implantação e continuidade das Classes Descentralizadas. A pesquisa bibliográfica abordou a história das políticas educacionais no Brasil sob a perspectiva e o contexto das políticas públicas e programas da Educação Profissional. A pesquisa documental reuniu elementos que explicam o funcionamento do programa, bem como a instituição que o adotou. Tais documentos oferecem subsídios para dimensionar o alcance e a influência das classes descentralizadas no cenário da Educação Profissional no Estado de São Paulo. Para tanto foram analisados dados institucionais preliminares, como o regimento e os documentos regulatórios das Classes Descentralizadas. Com o intuito de uma melhor compreensão do objeto da pesquisa foram realizadas entrevistas com supervisores pedagógicos regionais responsáveis pelo acompanhamento e aprovação deste programa educacional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A contribuição pretendida com este estudo ao identificar lacunas e possibilidades do programa educacional em tela foi apresentar e fornecer informações relevantes para a pesquisa e o estudo do projeto das Classes Descentralizadas, bem como do processo de expansão da educação profissional.

Educação Profissional

Programas e Políticas Públicas