Português Ingles Espanhol

Dissertação

Extração e caracterização do resveratrol do bagaço da uva, análise comparativa entre métodos de secagem e comprovação da atividade biológica in vitro.

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:30/03/2016 Autor: Silvia Cândida Corrêa Fernandes Botti
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos
Orientador:
Profª. Drª. Silvia Pierre Irazusta
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Silvia Pierre Irazusta

Prof. Dr. Antônio Odair Santos

Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

 

Resumo

BOTTI, S.C.C.F. Extração e caracterização do resveratrol do bagaço da uva, análise comparativa entre métodos de secagem e comprovação da atividade biológica in vitro
71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

O principal resíduo do processo de vinificação é o bagaço da uva, o qual comumente é utilizado para fabricação da graspa ou para compostagem. Por ser rico em substâncias bioativas como o resveratrol, de conhecido valor terapêutico e cosmético, bem como antioxidante natural, o presente trabalho propôs avaliar comparativamente métodos de preservação e extração do resveratrol e confirmar, por meio de ensaio in vitro, a sua propriedade anti-câncer, como subsídios para a utilização sustentável do resíduo da vinicultura, bem como para a aplicação biológica do princípio ativo. Neste trabalho foi realizada uma análise comparativa dos processos de secagem do bagaço, procedendo-se a desidratação e a liofilização e, previamente à obtenção do resveratrol. A caracterização analítica do extrato, por Fourier Transform Infrared (FTIR) e High Performance/Pressure Liquide Chromatography (HPLC), permitiram sua identificação qualitativa e quantitativa, indicando a liofilização do bagaço como a melhor forma de preservar o resveratrol na amostra. A fim de se confirmar a atividade biológica do resveratrol, procedeu-se a realização do ensaio de reversão da mutagenicidade do herbicida trifluralina, com o modelo de Allium cepa, o qual comprovou a atividade anti-mutagênica do resveratrol, que foi proporcional à sua concentração até 1ppm, após a qual não houve efeito adicional.

 

Allium cepa

antimutagênese

bagaço de uva

resveratrol

secagem