Fatores críticos de sucesso de empresas startup no cenário empreendedor brasileiro.

Data de Apresentação:31/03/2016 Autor: Fábio Rodrigues da Silva
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Claude Machline

SILVA, F. R. Fatores críticos de sucesso de empresas startup no cenário empreendedor brasileiro. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

Este estudo desenvolveu uma fundamentação teórica visando identificar um conjunto de fatores críticos de sucesso normalmente associados ao ambiente empreendedor em geral e, de forma mais específica, associados às startups. A definição destes fatores críticos levaram em consideração fontes de cunho acadêmico, mas também relatórios e ferramentas de mercado especializados na área. A partir do estabelecimento destes fatores críticos de sucesso, um questionário estruturado foi desenvolvido e submetido – de forma eletrônica – à comunidade empreendedora brasileira por intermédio de órgãos e entidades de fomento e apoio às startups e, também, por meio de rede de contatos de empreendedores e investidores. A análise das informações levantadas apresenta que o cenário empreendedor brasileiro corrobora em muitos aspectos os estudos internacionais, como fatores diretamente ligados a mecanismos de financiamento e mercado regulador precários, políticas de marketing ainda insatisfatórias e a colaboração entre startups ainda incipiente, enquanto em outros aspectos não indica ter a mesma relação de dependência como nos casos de pivotagem e uso de plano de negócio. Finalmente, em outros fatores, as startups brasileiras apresentaram níveis significativos de capacidade gerencial e operacional, bem como de colaboração entre startups. O resultado desta pesquisa trouxe tanto respostas como novas perguntas que devem fomentar posteriormente novos trabalhos.

Pivotagem

Plano de negócio