Data de Apresentação:20/06/2017 Autor: Andreza Santos Feitoza

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Profª. Drª. Celi Langhi

Profª. Drª. Rosália Maria Netto Prados

FEITOZA, Andreza Santos. Fatores de evasão na Educação Profissional Tecnológica: um estudo baseado no olhar do aluno evadido. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2017.

Trata-se de um estudo sobre causas de evasão de alunos em um curso de graduação tecnológica, com foco em aspectos do currículo que influenciam o fenômeno e se justifica no fato de ainda existirem muitas lacunas de informações sobre os motivos para a o abandono dos estudos, em especial, no ensino superior tecnológico. Assim, o principal objetivo desse trabalho é identificar se aspectos relacionados ao currículo do curso são relevantes para a evasão. A pesquisa se fundamentou, principalmente, em outros estudos sobre o tema “evasão” e em alguns autores que discutem o assunto “currículo”. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa com levantamento de referencial bibliográfico e documental e aplicação de questionário a 178 alunos evadidos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de seis Faculdades de Tecnologia – Fatecs, do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”. Para alcançar tais propósitos, organizou-se estatisticamente as informações obtidas e procedeu-se análise seguindo método estatístico de e inferência não paramétrica, no caso, o coeficiente de correlação de postos de Spearman, para verificar a correlação existente entre as diversas respostas dadas pelos participantes. Os resultados mostram que, no universo observado, aspectos relacionados ao currículo do curso influenciaram a evasão dos alunos e foram relevantes para que 49% dos pesquisados desistissem de prosseguir nos estudos.

Educação profissional tecnológica

Evasão