Data de Apresentação:28/03/2019 Autor: Roberta de Oliveira Cabrera

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

CABRERA, R. O. Fatores humanos, fatores organizacionais e indicadores de desempenho na produtividade das equipes virtuais, 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

O presente trabalho analisou o desempenho das equipes virtuais para a melhoria da produtividade das organizações, com base nos fatores humanos, organizacionais e indicadores de desempenho. Os métodos utilizados foram teórico-conceitual com a explanação dos assuntos: equipes virtuais, sistemas de medição de desempenho, fatores humanos, fatores organizacionais, indicadores de desempenho e matriz importância-desempenho; pesquisa documental da SAP Consultoria em Recursos Humanos (nos anos de 2016 e 2018) e survey com 51 (cinquenta e um) gestores, líderes e membros de equipes virtuais. A amostra da survey foi não probabilística, por conveniência. A abordagem para análise dos dados foi qualitativa e quantitativa com comparação dos dados entre a literatura e as respostas da survey. A pesquisa confirmou os fatores humanos, organizacionais e indicadores de desempenho impactam na produtividade das equipes virtuais de trabalho. Os fatores humanos tiveram os maiores índices de dispersão em virtude das dificuldades de mensurá-los, especialmente o elemento confiança; os fatores organizacionais se mostraram mais tangíveis para mensuração; enquanto que os indicadores de desempenho mais relevantes para avaliação de equipes foram: cumprimento dos prazos, satisfação dos stakeholders, qualidade dos entregáveis e cumprimento do orçamento.

Sistemas Produtivos

Equipes Virtuais