Data de Apresentação:13/05/2016 Autor: Gilberto da Silveira Mourão

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

Prof. Dr. Dário Henrique Alliprandini

Prof. Dr. Humber Furlan

MOURÃO, G. S. Fatores que afetam a confiabilidade dos braços de carregamento de hidrocarbonetos líquidos. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

O presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores que afetam a confiabilidade dos braços de carregamento de hidrocarbonetos líquidos. A metodologia usada foi revisão bibliográfica e levantamento de dados com entrevistas semiestruturadas, tendo sido a amostra selecionada por conveniência. Os dados sofreram tratamento não probabilístico. Os principais resultados mostraram que fatores de mantenebilidade e de suporte afetam a operação dos braços de carregamento. A partir da base de dados de antecedentes do equipamento desenvolveram-se questões sobre possíveis causas e procurou-se obter respostas factíveis, através das análises laboratoriais para verificação de uma proposição investigada, formulada e trazida ao longo do estudo. Um experimento foi desenvolvido com a finalidade de propor uma possível correlação causal entre a unidade primária de análise, a variável nível de concentração de salinidade no fluido hidráulico e a viscosidade do óleo hidráulico. Uma variação positiva da viscosidade do fluido com o incremento de concentração da salinidade pode indicar e levantar a proposição da relação com o problema de desempenho e eficiência dos braços de carregamento e sua relevante influência nos modos de falhas coletados nos registros do sistema de prevenção e recuperação de falhas.

Braços de Carregamento

Confiabilidade