Formação cultural na educação profissional e tecnológica: a experiência da leitura

Data de Apresentação:27/06/2022 Autor: Fábia Duarte Ferreira
Políticas, Gestão e Avaliação
Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS

Prof. Dr. Ricardo Iannace - USP

Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - Suplente - CEETEPS

FERREIRA, F. D. Formação Cultural na Educação Profissional e Tecnológica: a experiência da leitura. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

A presente pesquisa surge da necessidade de manifestar a importância da formação cultural na Educação Profissional e Tecnológica, por meio da prática da leitura e da troca de experiências. Pretende-se apresentar um caminho para o trabalho da leitura, tendo como princípio educativo a formação do discente em sua integralidade, considerando o papel humanizador e transformador da leitura. Para tanto, este estudo busca responder: Como articular a prática da leitura na formação profissional técnica e tecnológica, através da troca de experiências considerando o papel cultural e formativo da escola? Com base nessa indagação, constitui-se como objetivo geral demonstrar como o fomento da leitura cria condições de apropriação cultural e formação do discente com capacidade de reflexão, problematização e transformação, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os objetivos específicos são: a) analisar e descrever o acesso à cultura, a prática da leitura e a valorização das experiências; b) examinar as diretrizes curriculares no que diz respeito à articulação entre educação, trabalho e cultura; c) identificar os desafios da prática da leitura na Educação Profissional e Tecnológica; d) observar a prática da leitura como uma ferramenta para o processo emancipatório dos discentes. Neste estudo, utilizou-se as pesquisas bibliográfica e documental, sobre as temáticas que aludem a questão de pesquisa e os objetivos do estudo, bem como uma pesquisa-ação, no contexto da EPT do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). A pesquisadora participou de uma proposta de intervenção no Clube do Livro da Fatec Jundiaí, com a discussão do livro Fahrenheit 451, como participante do desenvolvimento e execução da proposta a se dispõe a analisar. No desenvolvimento do estudo, foi verificada a importância da prática da leitura na EPT para formação integral do aluno-leitor. Como resultado, o estudo apresenta reflexões para subsidiar a formação de políticas públicas em relação ao acesso e formação cultural dos alunos, sendo frutífera a aproximação entre educação, trabalho e cultura.

Educação Profissional e Tecnológica. Cultura e Educação. Leitura. Educação e Trabalho. Formação Integral