Português Ingles Espanhol

Dissertação

Formação permanente do docente do ensino técnico do centro paula souza: a opinião do participante

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:17/04/2019 Autor: Paulo Eduardo Galvez Júnior
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Gestão e Avaliação
Orientador:
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Francisco Carlos Franco

Profª. Drª. Celi Langhi

Resumo

GALVEZ JÚNIOR, P. E. Formação Permanente do docente do ensino técnico do Centro Paula Souza: a voz do participante. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

 

Os docentes de ensino técnico muitas vezes são profissionais que atuam no mercado de trabalho e possuem uma formação prática nas atividades que desempenham. A necessidade de adaptar essa experiência profissional em práticas de ensino faz com que sua formação seja cada vez mais relevante nas pesquisas de ensino profissional. O presente trabalho tem por objetivo identificar a opinião dos docentes que participaram da formação permanente sobre a influência dessa formação na sua prática docente. O trabalho possui abordagem qualitativa exploratória e o método usado foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com amostragem por conveniência. Constatou-se que o relacionamento entre estrutura do curso, infraestrutura utilizada, no caso um ambiente virtual, carga horária e atuação dos tutores refletem diretamente não só no interesse do docente participante na formação, mas em sua expectativa de poder conclui-la, sua motivação e sua avaliação final, de acordo com 100% dos respondentes. Observou-se, a partir da opinião dos participantes, que uma formação permanente não tem somente o objetivo de atualizar os docentes em termos de novos conteúdos, mas também pode representar uma contribuição para desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Constatou-se que 92,8% dos respondentes considerou que há possibilidade de transferir de 80 a 100% dos conteúdos desenvolvidos, e 7,1% considerou que 60% dos conteúdos pode ajudar em sua prática docente.

Educação Profissional

Formação Permanente do Docente

Avaliação

Sugestão de Modelo de avaliação