Data de Apresentação:24/05/2018 Autor: Priscila Santos Oliveira

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Profª. Drª. Sandra Regina Chaves Nunes

Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

OLIVEIRA, Priscila Santos. Formação superior tecnológica e práticas culturais: o cinema como experiência de extensão. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

No contexto de expansão da oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia, está a Fatec Cotia, instituição estadual pública de ensino superior tecnológico e que, desde sua criação, propõe a realização de atividades de cunho extensionista em seu entorno. Assim, o presente trabalho visa responder à questão: como se articulam a formação superior tecnológica e as práticas de extensão universitária? Constitui-se como objetivo geral observar a inserção de práticas de extensão universitária, de cunho cultural, utilizando-se do cinema, para proporcionar uma formação superior tecnológica condizente com as diretrizes curriculares atuais, além de uma formação superior tecnológica mais abrangente e uma atuação transformadora da instituição de ensino. Os objetivos específicos são: proporcionar a conceituação da extensão universitária e a observação de seu histórico; apresentar uma análise das diretrizes curriculares atuais no que diz respeito a articulação entre ensino, pesquisa e extensão; descrever uma ação de extensão, realizada por meio da utilização do cinema; e observar o uso do cinema como ferramenta educativa alinhada ao tripé ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho caracteriza-se como pesquisa participante, em que se aborda a organização e realização do Fatec Paradiso, ação de extensão cultural realizada na Fatec Cotia, além de contar com uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa documental sobre temas que tangenciam a questão de pesquisa e os objetivos do trabalho. Discentes e comunidade consideram relevante e frutífera a aproximação entre instituição de ensino e comunidade, ainda que não se constate uma concepção precisa destes atores sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Educação profissional

Formação superior tecnológica