Gêneros textuais no contexto da educação profissional: diretrizes para o ensino. 2018.

Data de Apresentação:29/05/2018 Autor: Rodrigo da Silva Lima
Formação do Formador
Prof. Dr. Juarez Antonio Delibo

Prof. Dr. Juarez Antonio Delibo

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira

LIMA, Rodrigo da Silva. Gêneros textuais no contexto da educação profissional: diretrizes para o ensino. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Ensinar e aprender são partes de um mesmo processo de construção significativa do educando. Na esfera da educação profissional, sobretudo, nem sempre o professor de Língua Portuguesa possui formação especializada para realçar conteúdos necessários para a realização ampla de seu objetivo maior: bem formar. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a experiência e o conhecimento dos professores que ministram a disciplina Linguagem, Trabalho e Tecnologia (L.T.T.) em cursos técnicos modulares presenciais de nível médio sobre as especificidades prático-teóricas de gêneros ligados à esfera profissional e, a partir das respostas, propor caminhos didático-pedagógicos para a identificação e o ensino de gêneros a partir da teoria apresentada. As categorias de análise de autores como Bakhtin (2011 [1952-53]), Swales (1990, 2004 e 2009), Bazerman (2011b), entre outros, são apresentadas com a intenção tanto de entender melhor o fenômeno quanto explicitar possibilidades de uso como ferramentas de identificação e ensino de gêneros. A pesquisa é de caráter misto, com ênfase qualitativa, exploratória e por conveniência. O questionário possui 21 perguntas e tem como propósito avaliar a experiência e a visão dos informantes sobre o trabalho com os gêneros textuais. Conclui-se que muitos informantes ressaltam os desafios de se trabalhar com gêneros das áreas profissionais. Eles valorizam, por exemplo, as palestras e os materiais de apoio. Buscam, muitas vezes, por conta própria, formas de como identificar e ensinar gêneros, dado que o trabalho interdisciplinar, apesar de julgarem importante, é uma experiência pouco praticada na escola. A maioria dos informantes confirma que a troca de experiências, projetos interdisciplinares, o conhecimento sobre a teoria de gêneros, as próprias visitas técnicas promoveriam mais experiências com a práxis das áreas profissionais e, consequentemente, com os gêneros que lá circulam: experiências essas que proporcionariam segurança ao docente para contextualizar um gênero que precisa ensinar. Esta constatação, portanto, motivou a elaboração do último capítulo: caminhos para a identificação e ensino de gêneros. São cinco os caminhos. Os três primeiros são de Bazerman (2011b), Bhatia (1993) e Askehave e Swales (2009) para aqueles que não possuem familiaridade com o gênero na área profissional. O quarto é a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para trabalhar com uma sequência didática (SD) para o ensino dos gêneros dentro dos cursos técnicos e, por último, a contribuição de Devitt (2009) em que a autora explica como podem ser combinadas três práticas de ensino para alcançar uma consciência crítica ao redigir um gênero textual/discursivo.

Educação profissional

Gêneros textuais