GERENCIAMENTO DA EXPOSIÇÃO DE USUÁRIOS À RADIAÇÃO POR MEIO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO RADIOLÓGICA (SIRIUS)

Data de Apresentação:26/06/2020 Autor: Renata de Cássia Barbosa Vieira
Sistemas Organizacionais
Profa. Dra. Elisabeth Pelosi Teixeira

Profa. Dra. Elisabeth Pelosi Teixeira

Profa. Dra. Maria Elisa Chuery Martins Rostela

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

VIEIRA, R. C. B. Gerenciamento da exposição de usuários à radiação por meio de um sistema de informação radiológica (SIRIUS). 91f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

No contexto do Sistema de Saúde supõe-se que haja algum tipo de controle das radiações ionizantes recebidas pelos pacientes durante exames médicos radiológicos, visto que o uso da radiação pode ser prejudicial à saúde quando em excesso. Como ainda não há um sistema que rastreie a exposição de usuários à radiação de forma universal propõe-se criar um método de gerenciamento das informações radiológicas referentes ao rastreio de doses focado no paciente. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um processo de gerenciamento de informações radiológicas da exposição de usuários (pacientes) à radiação em procedimentos diagnósticos e terapêuticos por imagem, baseado em um sistema mobile denominado Sirius. O método utilizado neste trabalho foi um estudo descritivo-explicativo, com abordagem qualitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico e uma bibliometria sobre o cenário do Sistema de Saúde no Brasil, tendo em vista a proteção radiológica, de forma a avaliar como o excesso de exposição das pessoas à radiação ionizante pode ser prejudicial à saúde. Para responder à questão-problema, foi desenvolvido o protótipo de um aplicativo a ser usado por meio de simulações com dados fictícios, a fim de avaliar o processo e o protótipo do aplicativo e descobrir como esse instrumento de gestão pode ser utilizado no contexto da exposição de pacientes a radiações médicas para gerenciamento das informações radiológicas desses pacientes. O uso do sistema mobile Sirius integrado aos estabelecimentos de saúde fornecerá a informação atualizada no prontuário interno do paciente ou em seu prontuário eletrônico, podendo ou não estar integrado ao número do cartão SUS, o que seria ideal. O uso do Sirius é importante do ponto de vista da segurança do paciente. O processo de modelagem mostrou o caminho realizado pelo usuário (paciente) desde a consulta com o médico até a realização do(s) exame(s) médico(s) em uma clínica de radiologia ou hospital. A informação a respeito dos níveis de radiação estimados do paciente agrega valor à tomada de decisão do médico, levando em conta a redução da exposição do usuário (paciente) à radiação. Embora, nem todo cidadão possa se beneficiar do uso do Sirius, sua importância se dá pelo fato de ser pioneiro no registro e controle de exposições médicas às radiações ionizantes.

Sistemas Produtivos

Sistema de Informação Radiológica