Gestão ambiental de passivos industriais: método para remediação biológica em solos contaminados com metais

Data de Apresentação:23/03/2023 Autor: Ana Paula Paglione Aniceto
Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade
Profa. Dra. Silvia Pierre Irazusta

Profa. Dra. Silvia Pierre Irazusta - CEETEPS

Prof. Dr. Sandro Donnini Mancini - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

ANICETO, A. P. P.; Gestão ambiental de passivos industriais: protocolo para remediação biológica em solos contaminados com metais. 81 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

A ação antropogênica foi responsável pela contaminação das matrizes ambientais, impactando todos os ecossistemas, degradando a paisagem, os organismos e o homem. Os seres vivos de cadeia trófica inferior presentes nesses locais acumulam esses poluentes e podem transferi-los ao longo da cadeia superior, levando à biomagnificação da contaminação. O objetivo deste trabalho foi propor um método simples, de baixo custo e sustentável para remediação de solos contaminados por metais, provenientes de passivos industriais urbanos. O cenário de estudo foi o terreno de uma indústria de acumuladores elétricos localizado na cidade de Sorocaba, São Paulo, cujo local foi contaminado pela deposição irregular de resíduos sólidos metálicos deixados desde a falência da fábrica, com identificação de contaminação desde 1995. Esses materiais estavam enterrados no solo e foram removidos por pessoas, que destruíram as carcaças, despejando o resíduo tóxico no solo, constituindo também um problema de saúde pública. A fim de demonstrar o potencial poluidor e tóxico do terreno, procedeu-se um ensaio de ecotoxicidade utilizando o bioindicador Eisenia andrei.  Para o processo de fitorremediação foi realizada a coleta do solo no local e a amostra foi levada para o laboratório. A planta utilizada para a fitorremediação foi a espécie bioacumuladora Syngonium podophyllum, num período de experimentação de 30 dias e 60 dias ex situ. Antes e após esse período o solo e as partes da planta (raiz, caule e folhas) foram analisados. Os resultados confirmaram a eficiência do método de fitorremediação pela Syngonium podophyllum após 30 dias de plantio, não havendo incremento após este tempo. Os dados mostraram a retirada de 36,88% de Bário, de 98,6% de Chumbo e de 79,92% para o Cobre, com efeito bioacumulativo nas partes do vegetal, tratando-se de um processo de fitoextração. A literatura sobre o tema não é abundante, e não há registro de estudos com amostras reais. Os resultados dos testes de ecotoxicidade com o anelídeo, após 14 dias de exposição ao solo problema, confirmam a importância da adequada gestão desses passivos, uma vez que a legislação dispõe sobre os limites individuais dos metais, mas não considera a complexidade da amostra ambiental, onde os efeitos da mistura podem ser sinergísticos, com reais impactos nos ecossistemas.

Gestão de Resíduos sólidos. Inovação e Sustentabilidade. Syngonium podophyllum. Eisenia andrei. Sistemas produtivos