Gestão, avaliação e organização da extensão: estudo de caso em uma instituição pública de educação profissional e tecnológica

Data de Apresentação:31/03/2022 Autor: Adriane Zangiacomo Foligno
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Michel Mott Machado

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón Flores - PUC-Campinas

Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS

FOLIGNO, A. Z. Gestão, avaliação e organização da extensão: estudo de caso em uma Instituição Pública de Educação Profissional e Tecnológica. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

Esta investigação, desenvolvida no âmbito do Grupo de pesquisa Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, dentro da Linha de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação, aborda a avaliação da extensão em uma instituição ofertante de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem por objetivo propor um modelo de instrumento de avaliação da extensão com indicadores de desempenho fundamentais que forneçam informações consolidadas às esferas superiores de gestão na organização em foco. A questão que guiou a pesquisa foi: Quais indicadores de desempenho podem ser utilizados nas práticas de avaliação da extensão, a fim de fornecer informações consolidadas às esferas superiores na organização em foco? O estudo justifica-se pela necessidade de abordar a gestão da extensão, com foco na avaliação em uma instituição de EPT. O referencial teórico foi construído com o intuito de evidenciar a articulação entre extensão e educação profissional, e demonstrar a importância da avaliação desse tema. De abordagem qualitativa e função aplicada, a pesquisa tem como metodologia o estudo de caso, que trata da descrição detalhada de um objeto real, qual seja, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental, constatou-se que a instituição foco da pesquisa possui a extensão institucionalizada, porém mostra lacunas quanto à sua avaliação. Como resultado da pesquisa, tem-se a proposição de 46 indicadores para a avaliação da extensão, organizados em dois modelos de formulários para coleta das informações.

Extensão. Avaliação. Avaliação da extensão. Educação Profissional e Tecnológica