Gestão da inovação: análise comparativa do uso da ferramenta “As Quatro Lentes da Inovação” na integração e na sustentabilidade no gerenciamento de projetos

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

Linha de Pesquisa: Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade

Autor: Marcus Vinicius Martines

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Data de Apresentação: 30/06/2022

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

Prof. Dr. Adriano José Sorbile de Souza - UNIFATEA

Profa. Dra. Silvia Pierre Irazusta - CEETEPS

MARTINES, M. V. Gestão da Inovação: Como as Quatro Lentes da Inovação Podem Colaborar com a Integração e a Sustentabilidade dos Processos Gerenciais num Escritório de Projetos: 43 f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica sobre inovação e termos correlatos, assim como ferramentas e metodologias utilizadas no processo de estudo que segue. A metodologia usada foi Design Science Research, que tem como objetivo o desenvolvimento de um artefato para melhorar teorias já existentes e até a solução de problemas práticos. Os principais resultados, apresentados neste trabalho, foram a apresentação da ferramenta 4L, pouco conhecida e utilizada no Brasil, assim como a diversidade da equipe criada para o desenvolvimento da metodologia e das ideias propostas, propondo sustentabilidade para a proposta de inovação da empresa.

Gestão da Inovação. 4L. Pensamento Projetual. Gestão de Projetos. Sustentabilidade