Gestão de água na indústria de curtumes do estado de são paulo – um diagnóstico sob os princípios da produção mais limpa

Data de Apresentação:09/03/2010 Autor: José Wagner Faria Pacheco
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Pedro Caetano Sanches Mancuso

Profª. Drª. Silvia Pierre Irazusta

A percepção geral, ainda comum, de que a água doce e renovável do planeta é um recurso infinito, é ilusória, pois sua distribuição é heterogênea no tempo e no espaço. Além disto, as águas superficiais e subterrâneas têm sofrido pressões da humanidade, seja pela sua demanda e uso crescentes, seja pelas substâncias das mais diversas naturezas que nelas são lançadas, provenientes das atividades humanas. Isto pode desequilibrar ecossistemas e inviabilizar mananciais. Assim, cada vez mais, torna-se imperativo o uso racional da água.

A indústria utiliza água em suas operações e em alguns casos, de forma intensiva, como a indústria de curtumes. O conceito da Produção mais Limpa (P+L), por sua vez, estabelece exatamente a conservação e o reúso da água como princípios para a sua utilização pela indústria, bem como por outras atividades. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico da gestão de água nos curtumes com ribeira do Estado de São Paulo sob o enfoque da P+L, para servir como uma base de ações visando melhoria desta gestão.

A metodologia envolveu: a determinação dos parâmetros ou aspectos da gestão de água sob o ponto de vista da P+L; a consideração de alguns fatores de indução e de dificuldade para esta gestão; a elaboração de formulário de pesquisa com estes parâmetros e fatores; a seleção de curtumes com operações de ribeira de três estratos – pequenos, médios e grandes; e a entrevista dos curtumes selecionados, utilizando-se o formulário de pesquisa, após uma visita às suas instalações.

Os resultados foram compilados na forma de tabelas e gráficos e analisados. Eles mostraram que embora seja positiva a ocorrência de algumas boas práticas nestes curtumes, em geral, a gestão de água sob P+L é incipiente. As medidas de P+L relativas ao uso de água mostraram-se mais presentes do que os aspectos de gestão.

Como fatores indutores da gestão de água, destacaram-se os custos do gerenciamento de efluentes, entre outros. Como dificuldades ou obstáculos, foram citados ausência de linhas adequadas de crédito para melhorias e barreiras pessoais (resistências, baixa conscientização etc.). Como partes das razões para a ausência de aspectos de gestão de água, foram apontadas baixa prioridade para esta gestão e custos baixos da água captada.

Gestão de Água

Produção mais Limpa (P+L)

Indústria de Curtume

Couro