Gestão de projetos: recomendações de procedimentos para o desenvolvimento, projeto, simulação, construção, montagem e caracterização de sistemas de pré-vácuo

Data de Apresentação:20/08/2009 Autor: Cristian Amaral Santos Menezes
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

Prof. Dr. Deilton Reis Martins

Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Muitos processos industriais ocorrem na faixa do vácuo grosseiro, pressão entre a pressão atmosférica até 1 mbar, e pré-vácuo de 1 mbar a 10-3 mbar. As aplicações do pré-vácuo, que vão desde a indústria alimentícia, farmacêutica, petroquímica, produção de biocombustíveis, secagem, cristalização, polimerização, impregnação de materiais, tratamento de óleos isolantes para transformadores e ampolas de raios X, geralmente apresentam detalhes de projeto, simulação, construção, montagem e caracterização protegidos por patentes e tidos como segredos industriais.

Atualmente, para a tecnologia do vácuo, temos a necessidade de manuais de procedimentos para boas práticas de fabricação, produção mais limpa, metrologia de pressão, normas de segurança com a operação dos equipamentos envolvidos, normas de uso, descarte, armazenamento e destinação de resíduos gerados.

Assim, a principal contribuição deste trabalho foi a elaboração de recomendações de procedimentos para o desenvolvimento, projeto, simulação, construção, montagem e caracterização de sistema de pré-vácuo. Neste trabalho foram apresentados parâmetros que devem ser considerados nos projetos de sistemas de pré-vácuo, incluindo especificações de bombas, integração energética, projeto de instrumentação e projeto de implantação de sistema supervisório.

Foram citados os elementos conceituais que devem ser levados em consideração na simulação e modelagem de processos, principalmente o modelo matemático dos equipamentos, as fontes de incerteza e a análise de sensibilidade. Foram recomendados procedimentos de limpeza de superfícies e cuidados a serem tomados em relação às operações de soldagem e usinagem das peças para que o sistema de pré-vácuo em operação tenha o seu desempenho otimizado em termos de pressão final mínima atingida e manutenção da qualidade do vácuo obtido.

Caracterização

Gestão de Projetos