Data de Apresentação:10/04/2015 Autor: Natalia de Souza Manha

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Mario Henrique Ogasavara

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

MANHA, N.S. Gestão de resultados em equipes virtuais: indicadores de desempenho em projetos. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.

Devido ao aumento do uso de equipes virtuais em projetos pelas empresas, torna-se necessária a definição de controles para o desempenho e atingimento dos objetivos. Por meio de metodologia qualitativa exploratória e do método de levantamento de dados e grupo focal, o presente trabalho teve como objetivo identificar diferenças de gestão entre equipes locais e virtuais, as vantagens e desvantagens do uso de equipes virtuais em projetos, as principais falhas encontradas nesses projetos e os indicadores de desempenho utilizados por essas equipes para proposição de um novo indicador de desempenho específico para o uso de equipes virtuais em projetos. Para isso, entrevistas e questionários foram realizados com profissionais da área de projetos e equipes virtuais de diferentes empresas. As entrevistas e o questionários levantaram como principal falha de projetos a falta de definição dos objetivos e responsabilidades e como principal indicador utilizado atualmente a velocidade na resolução de problemas. Um novo indicador foi criado: qualidade da definição de objetivos e responsabilidades. Para validação dos resultados da pesquisa, foi criado um grupo focal, formado por profissionais da área de projetos e equipes virtuais de uma grande empresa de tecnologia, de forma virtual. Porém, o grupo trouxe diferentes resultados: como principal falha de projetos foi apontada a falta de comunicação clara e como principal indicador o sucesso ou insucesso dos projetos. Apesar disso, a pesquisa confirma: a existência de diferenças de gestão entre equipes locais e virtuais, como liderança e comunicação; apontando as principais vantagens e desafios das equipes virtuais, como flexibilidade, redução de custos e isolamento emocional; e o crescimento do uso dessas equipes em diversas áreas, além de TI.

Equipes virtuais

Indicadores de desempenho