Governança corporativa de TI em instituição hospitalar: um estudo de caso

Data de Apresentação:27/10/2010 Autor: Silvio Brandão Machado Chelli
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profª. Drª. Márcia Ito

Profª. Drª. Márcia Ito

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Este trabalho apresenta um estudo de caso de governança corporativa em instituição hospitalar baseado nos conceitos das melhores práticas de ITIL (Biblioteca de Infra estrutura da tecnologia de informação). Hoje os sistemas de informatização dos ambientes de atendimento a pacientes em instituição hospitalar possuem muitas informações disponíveis mas a forma de trabalho das pessoas para que o atendimento aos pacientes seja feita com mais eficiência normalmente não são adotadas. O ITIL teve inicio na Grã Bretanha em meados de 1980.

O governo Britânico nesta época, notava que a burocracia estava cada vez mais dependente dos computadores. Porém, a ausência de organização na utilização dos computadores tornou o serviço prestado ao usuário ineficiente. Desta forma, em 1989, é lançada a primeira versão da ITIL, em 2001 a segunda versão e em 2007 a terceira versão.

O ITIL é uma biblioteca com o objetivo de auxiliar na gestão da entrega dos serviços solicitados e não da gestão de tecnologias específicas. As melhores práticas baseadas em ITIL vem sendo utilizadas mundialmente por ser de domínio público e estruturar a área de tecnologia para atingir melhor eficiência com maior qualidade e produtividade na prestação de serviços.

A utilização da governança baseada em ITIL num modelo de gestão de serviços em uma instituição hospitalar mostra a importância das boas práticas de governança corporativa de TI para assim garantir o bom funcionamento das empresas hospitalares, provendo um consenso nas decisões e solucionando problemas relacionados aos conflitos. A sua importância esta no fato de possibilitar que as organizações sejam geridas de modo mais transparente, com uma convergência de interesses por parte dos envolvidos.

COBIT

Governança Corporativa

Governança de TI

Instituições Hospitalares