português ingles
Dissertação

Grids computacionais: uma proposta de método de planejamento de execução de aplicação baseada no tipo de tarefa com o foco na análise de desempenho

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação Aplicadas

Autor: Emerson da Silva Borges

Orientador: Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Data de Apresentação: 20/07/2012

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Dr. Marcos Crivelaro

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho


RESUMO

O objetivo desta dissertação é propor uma metodologia de avaliação da viabilidade de utilização de uma aplicação em computação distribuída de alto desempenho, especialmente em grids computacionais, com base no tipo de tarefas da aplicação. Uma das técnicas para descobrir se uma aplicação é candidata a ser executada em ambientes de computação distribuída é a classificação da aplicação quanto à sua divisibilidade.

O foco do estudo será o planejamento das tarefas de uma aplicação de um domínio específico para a execução nesses ambientes. Realizar-se-á uma pesquisa conceitual sobre problemas de escalonamento e alocação de tarefas e recursos nesses ambientes e, tomando por base a técnica de divisão de aplicações, propor-se-á uma metodologia de planejamento de execução das tarefas com sete etapas, a fim de se obter uma análise de viabilidade, sendo esta relativa à aplicação de um determinado domínio em ambientes de grids computacionais.

O estudo aplica-se ao problema de pré-processamento de ementas da justiça trabalhista do estado de São Paulo, utilizando-se todas as etapas, com o propósito de verificar se é possível fazer uma análise do desempenho computacional por meio da aplicação do processo.


PALAVRAS-CHAVE
Computação Distribuída de Alto Desempenho, Estudo de Desempenho Computacional, Grids Computacionais, Planejamento de Tarefas, Pré-Processamento de Textos