Data de Apresentação:22/05/2018 Autor: Humberto Emílio Massareto

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira

Prof. Dr. Roberto Kanaane

MASSARETO, H. E. Habilidades profissionais essenciais do discente e mercado de trabalho: a opinião do docente atuante na Educação Profissional. 96f. Dissertação apresentada ao programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho objetiva apurar as opiniões dos docentes sobre as habilidades profissionais essenciais dos discentes no tempo atual e futuro, por meio da comparação dos níveis de opinião dos docentes de duas diferentes áreas do conhecimento: exatas e humanas; o contraste dos níveis de opinião dos docentes de duas diferentes unidades da Fatec, Jundiaí e Zona Sul, São Paulo; e a verificação sobre se a atuação profissional do docente, além da docência na área da disciplina que ministra, reflete diferentes níveis de opinião quando comparados com o docente que não atua profissionalmente na área da disciplina ministrada. A metodologia adotada abrange revisão bibliográfica, fundamentação teórica e entrevista baseada em questionário respondido por docentes de Fatecs selecionadas de modo intencionado. A tabulação das respostas obedeceu a critérios baseados nas dimensões cursos e área de conhecimento. Consideram-se as duas seguintes hipóteses: a) existem divergências de opiniões entre os docentes das duas áreas de conhecimento, no tocante a situação atual e futura; e b) na opinião dos docentes há diferenças entre os níveis de habilidades atuais e de importância para o mercado de trabalho. Constatou-se que as hipóteses lançadas se confirmaram.

Educação profissional

Empregabilidade