Português Ingles Espanhol

Dissertação

Impactos da implantação dos conceitos de lean manufacturing na indústria: avaliação dos resultados do programa de incentivo a competitividade da indústria paulista no período de 2016 a 2021

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:30/06/2022 Autor: Ronald de Freitas Oliveira
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão da Produção e de Operações
Orientador:
Prof. Dr. Alexandre Formigoni
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis - UNIP

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

Resumo

OLIVEIRA, R. F. Impactos da implantação dos conceitos de Lean Manufacturing na indústria: Avaliação dos resultados do programa de incentivo a competitividade da indústria paulista no período de 2016 a 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

 

Em um mundo altamente competitivo e de rápidas mudanças de cenários, os conceitos de Lean Manufacturing têm sido amplamente implementados por organizações de manufatura que buscam maximizar seus lucros, produzir com alta qualidade, com o menor custo possível e assim alcançar a excelência operacional. No entanto, a implantação dos conceitos do Lean Manufacturing normalmente demanda investimentos na contratação de consultorias especializadas e esses investimentos podem ser relativamente altos e impeditivos para muitas empresas. O presente trabalho tem por objetivo analisar os resultados alcançados em empresas que conduziram ações de eliminação de desperdícios em seus sistemas produtivos por meio de um programa de incentivo ao aumento da competitividade da indústria paulista e que utiliza como base os princípios do Lean Manufacturing. O trabalho expõe os resultados alcançados em 369 empresas, correlaciona as principais ferramentas e técnicas utilizadas em 32 empresas, afere a sustentação dos resultados alcançados em 8 empresas e aborda a contribuição potencial do programa para o desenvolvimento, principalmente, de micro, pequenas e médias empresas no estado de São Paulo. Quanto a abordagem, trata-se de uma pesquisa quantitativa e quanto aos objetivos este trabalho é classificado como uma pesquisa exploratória. Empregou-se dentro da pesquisa exploratória o método de estudo de casos múltiplos com inclusão de visitas a empresas e entrevistas a profissionais envolvidos diretamente em experiências práticas. A conclusão do estudo identifica a aplicação de 7 ferramentas e técnicas principais para melhoria dos sistemas produtivos bem como os resultados obtidos e evidencia a importância da implementação dos conceitos de Lean Manufacturing em empresas de diversos portes e setores como estratégia para ganhos de produtividade. Complementarmente, o trabalho demonstra a sustentação dos resultados obtidos em 8 empresas e discute a relevância de iniciativas de baixo custo que promovem o aumento da competitividade, principalmente para empresas de micro, pequeno e médio porte que geram aproximadamente 60% dos empregos industriais do estado de São Paulo. 

Lean Manufacturing. Manufatura enxuta. Kaizen. STP