Implementação da estratégia omni-channel em uma rede varejista: impactos na cadeia de abastecimento.

Data de Apresentação:25/05/2018 Autor: José Roberto Lopes Lyra
Gestão de Sistemas Produtivos
Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis

LYRA, J. R. L. Implementação da estratégia omni-channel em uma rede varejista: impactos na cadeia de abastecimento. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Visto como uma evolução mais abrangente do conceito de canais de atendimento ao cliente o omni-channel surgiu impulsionado pelas novas tecnologias de informação e comunicação que levaram ao consumidor uma nova dinâmica no relacionamento com os varejistas. Esta nova dinâmica impõe ao varejista uma série de mudanças em seus processos internos de gestão. O consumidor passou a se relacionar com o varejista através de diversos pontos de contato. Sua jornada de compra pode começar no telefone celular, passar por uma loja física para experimentação ou retirada do produto ou serviço e continuar em uma rede social a partir de uma opinião, boa ou má, sobre o produto ou serviço. A tecnologia por si só não é suficiente para garantir que durante essa jornada o consumidor tenha experiência satisfatórias que possam impulsionar novas vendas. Cabe ao varejista preparar seus processos de negócio e também a sua organização, composta por pessoas com seus devidos papéis e responsabilidades, para essa nova dinâmica. É preciso oferecer ao consumidor uma proposta de valor ampla que, se adquirida, garanta um retorno financeiro constante para o negócio. Por seu lado, o consumidor ao perceber essa oferta valor está disposto a recompensar o varejista através de engajamento com sua marca e novas compras. Nesse contexto, entre os processos mais importantes a serem adaptados ao omni-channel estão aqueles envolvidos com a cadeia de abastecimento. Uma perfeita sincronia desta cadeia é o que garante produtos ou serviços a um preço justo, no local certo e no momento certo. Esta pesquisa, classificada como qualitativa e exploratória, tem como objetivo apresentar os impactos da implementação do omni-channel em uma empresa varejista. Por meio da pesquisa busca-se investigar, através de um estudo de caso único, como a introdução do omni-channel está sendo gerenciada por um varejista nacional que comercializa bens duráveis de diversos segmentos. Os resultados da pesquisa demonstram que existe um alinhamento entre a teoria e a prática sobre os impactos na cadeia de abastecimento decorrentes da implementação do omni-channel em empresas varejistas e que essa estratégia pode colaborar para atender as demandas dos novos consumidores e ao mesmo tempo proporcionar resultados operacionais e financeiros satisfatórios para o varejista. Dessa forma espera-se que o estudo contribua para que outros varejistas saibam como preparar e gerenciar a sua cadeia de abastecimento de modo que o resultado da implementação da estratégia omni-channel se traduza em satisfação do consumidor e na perpetuação saudável do negócio.

Cadeia de Abastecimento

Omni-Channel