Data de Apresentação:28/03/2018 Autor: Giovana Fadini de Oliveira

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Profª. Drª. Marcia Ito

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

DE OLIVEIRA, G. F. Indeterminação Temporal e Dados Temporais em Narrativas e Textos Clínicos: Uma revisão sistemática da literatura 81f. Dissertação apresentada ao programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura, a fim de selecionar pesquisas que apresentem os tipos de tratamento e os métodos computacionais que são realizados para o tratamento da questão temporal e indeterminação temporal em textos da área da saúde, narrativas e textos de autorias de pacientes. A metodologia usada na pesquisa adotou a abordagem quali-quanti. A forma de raciocínio lógico utilizada foi o método indutivo. Em relação à natureza das fontes utilizadas a pesquisa se classifica como bibliográfica e experimental. Foi realizada a pesquisa bibliográfica utilizando-se do método de revisão sistemática, a fim de identificar o estado da arte quando se trata de problemas com dados temporais e de indeterminação temporal. Com o resultado da revisão sistemática, foram identificados 18 artigos, sendo que 11 apresentavam tratamentos e métodos realizados em dados temporais e 7 em indeterminação temporal. Foi verificado também que existiam várias ferramentas e softwares que tratavam de problemas relacionados à questão temporal dos dados, mas que não eram eficientes e que nos artigos selecionados, algumas propostas de melhorias, extensões e novos métodos e algoritmos foram apresentados, a fim de proporcionar uma melhor eficiência nessas ferramentas e softwares, além de proporem novas alternativas para o trabalho com dados temporais, possibilitando a indicação de respostas para as questões de pesquisa elencadas, contribuindo assim para a área da saúde.

Banco de Dados Temporal

Dado Temporal