INDICADORES DE INOVAÇÃO NA GESTÃO DE PORTFÓLIO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS DA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

Data de Apresentação:29/06/2020 Autor: Danilo da Silva Mariano
Sistemas Organizacionais
Profª Drª Eliane Antônio Simões

Profª Drª Eliane Antônio Simões

Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

MARIANO, D. S. Indicadores de inovação na gestão de portfólio de desenvolvimento de novos produtos da indústria siderúrgica.107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A inovação vem se tornando a principal fonte de geração de valor e, portanto, a gestão do portfólio de projetos de desenvolvimento de novos produtos (DNP) tem um papel importante como meio de se alcançar esse objetivo. Nesse contexto, para que se possa conhecer a efetividade dos projetos, é preciso medi-los através de indicadores de desempenho para que as empresas possam acompanhar resultados, priorizar iniciativas, alocar recursos, além de auxiliar os executivos a tomar decisões e traçar novas estratégias. O presente trabalho tem como objetivo propor indicadores de inovação a serem utilizados na gestão de portfólio de projetos de desenvolvimento de novos produtos. A partir da revisão da literatura foram identificados quais e como são categorizados os indicadores utilizados para medir o desempenho da inovação na gestão de portfólio de projetos. Em seguida, a partir da aplicação de ferramentas para diagnosticar a cultura de inovação e o índice de inovação, identificaram-se os pontos mais e menos favoráveis à inovação, comparou-se com uma empresa concorrente e os resultados serviram de base para a seleção dos indicadores. O método utilizado foi a pesquisa exploratória e descritiva que através de análise documental e entrevistas em ambiente de campo sugeriu-se um novo conjunto composto por onze indicadores que pode aumentar a capacidade inovadora do departamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de uma empresa siderúrgica.

Gestão de portfólio de projetos

Indicadores de inovação

Desenvolvimento de novos produtos