Inovação na indústria de moldagem por injeção: aplicação da manufatura híbrida de metais para aprimoramento de moldes de baquelite

Data de Apresentação:21/03/2024 Autor: Marco Aurélio Feriotti
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Alexandre Formigoni

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

Prof. Dr. Reginaldo Teixeira Coelho - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

FERIOTTI, M. A. Inovação na Indústria de Moldagem por Injeção: Aplicação da Manufatura Híbrida de Metais para Aprimoramento de Moldes de Baquelite. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

A indústria de moldagem por injeção enfrenta desafios na utilização do material polimérico do tipo termofixo baquelite, aplicado em componentes eletrônicos, utensílios de cozinha e peças automotivas devido às suas propriedades mecânicas e além de ser isolante elétrico e térmico. No entanto, a rigidez e resistência mecânica do termofixo baquelite desgastam acentuadamente os moldes, resultando em excessivas rebarbas nas peças injetadas, prejudicando sua qualidade e requerendo manutenção que diminui a vida útil dos moldes, além de ser dispendiosa. Este estudo propõe a aplicação da Manufatura Híbrida de Metais (MHM), associando a Manufatura Aditiva de Metais (MAM) com a Manufatura Subtrativa (MS), ou seja, a usinagem, para melhorar a resistência ao desgaste na linha de fechamento dos moldes para injeção de baquelite. A MHM combinada cria um ambiente de manufatura conectado e eficiente, permitindo a produção de produtos mais complexos em menos tempo, se torna crucial na indústria de moldagem por injeção, uma vez que a MHM pode processar diversos metais, incluindo aços convencionalmente usados em moldes. O objetivo deste estudo é aprimorar o desempenho do molde por meio da aplicação da MHM, especialmente na área de fechamento da cavidade, visando aumentar sua vida útil no processo de injeção. A pesquisa é exploratória e quali-quantitativa, o método Design Science Research (DSR) foi empregado para desenvolver conhecimento na criação do artefato, enquanto o Grupo Focal (GF) explorou percepções e opiniões para avaliação das soluções do problema em questão. Foi realizado o processo de deposição de aço M2 na cavidade do molde e testado, totalizando 40.000 ciclos de produção. Após o teste, foram realizadas análises das propriedades mecânicas, dureza e resistência ao desgaste do material. Os resultados dessas observações serão aplicados em projetos futuros de moldes. A MHM pode trazer inovação para a indústria de moldagem por injeção, aumentando a durabilidade dos moldes, reduzindo custos de manutenção e assegurando qualidade das peças injetadas, marcando um avanço eficiente e econômico.

Manufatura Aditiva de Metais. Manufatura Híbrida de Metais. Termofixo Baquelite. Moldes para injeção de Baquelite. Sistemas Produtivos