Inovação recombinante: desenvolvimento de um software para aplicação do design of experiments (DOE) como ferramenta de apoio à análise e predição de comportamentos no mercado financeiro

Data de Apresentação:30/03/2023 Autor: Rafael Munhoz Cardoso
Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade
Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

Prof. Dr. Messias Borges Silva - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS

CARDOSO, R. M. INOVAÇÃO RECOMBINANTE: Desenvolvimento de um software para aplicação do Design of Experiments (DOE) como ferramenta de apoio à análise e predição de comportamentos no Mercado Financeiro. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Este estudo apresenta o desenvolvimento de um software avançado para análise e predição no mercado financeiro, baseado na inovação recombinante e no Design of Experiments (DOE). O objetivo principal foi criar um artefato tecnológico que fornecesse análises e previsões mais precisas comparadas às abordagens tradicionais. O software foi projetado com ênfase na simplicidade, rapidez e versatilidade, oferecendo uma interface intuitiva para manipulação eficiente de dados financeiros. A metodologia de pesquisa adotada foi o Design Science Research (DSR), permitindo a validação contínua e os ajustes necessários durante o processo de desenvolvimento. Os resultados obtidos comprovaram que o software atingiu seus objetivos, fornecendo informações analíticas valiosas para o planejamento de experimentos e permitindo uma análise mais precisa do comportamento dos ativos financeiros. A utilização do DOE no software agilizou o processo de análise de dados, identificando os principais fatores que influenciam as variáveis de resposta no mercado financeiro. Esse trabalho representa um avanço significativo na área, oferecendo uma ferramenta poderosa para tomada de decisões informadas e precisas no mercado financeiro, com potencial para futuras pesquisas e inovações nesse campo promissor. Linha de Pesquisa 3: Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade.

Gestão da Inovação. Inovação recombinante. Planejamento de Experimentos. Mercado Financeiro. Predição de Comportamentos