Data de Apresentação:30/06/2017 Autor: Denys Eduardo Biaggi

Prof. Dr. Eduardo do Couto e Silva

Profª. Drª. Vanessa de Cillos Silva

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

BIAGGI, D. B. Inovações e tendências tecnológicas na produção de etanol de segunda geração a partir da cana-de-açúcar pela rota hidrolítica enzimática: um estudo de prospecção tecnológica. nn [130] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O presente trabalho tem por objetivo identificar qual é a tendência tecnológica da produção de etanol de segunda geração, a partir do processamento de cana-de-açúcar através da rota hidrolítica enzimática. A metodologia usada foi uma adaptação da metodologia de análise morfológica da tecnologia e do produto proposta por Yoon et al. (2013). O trabalho detalha os procedimentos utilizados para definir as dimensions e os shapes, posteriormente, empregados na caracterização da morfologia do produto e da tecnologia. O produto selecionado para realizar a análise morfológica foi o etanol de segunda geração, a partir da cana-de-açúcar e a tecnologia SHF (Separate Hydrolysis and Fermentation). Além da análise morfológica, foi realizado uma busca de patentes para posteriormente elaborar uma tabela de correlação entre a tecnologia e o produto e ,assim, poder identificar as principais áreas de correlação entre elas. Foi possível verificar a presença de patentes relacionadas a enzimas, fato que revela a importância que o desenvolvimento tecnológico na busca por cepas mais eficiêntes têm para a viabilidade comercial do etanol de segunda geração, a partir da rota hidrolítica enzimática. O desenvolvimento tecnológico na área de bioquímica e de engenharia genética apresentam-se como alternativa para essa melhoria na eficiência. Tanto para o desenvolvimento de microrganismos capazes de fermentar as pentoses e hexoses, simultaneamente, quanto na obtenção de variedades de plantas mais suscetíveis à ação desses microrganismos.

Etanol de Segunda Geração

Hidrólise Enzimática