português ingles
Dissertação

Instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores: implicações no desempenho discente em instituição de educação profissional.

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Autor: Lucio Nunes de Lira

Orientador: Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Data de Apresentação: 28/03/2019

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

Profª. Drª Marília Macorin de Azevedo


RESUMO

LIRA, L. N. Instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores: implicações no desempenho discente em instituição de educação profissional. 197f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

 

A Ciência da Computação pertence às ciências exatas e apresenta como objetos de estudo as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais com foco em automatizar processos por meio de ferramentas com processamento digital. Um dos principais pontos de interesse na área de computação é a elaboração e a análise de algoritmos, além da implementação desses em linguagens de programação. No que tange o ensino e a aprendizagem, a programação de computadores remete à alta complexidade por diversos fatores e, consequentemente, os cursos profissionais de computação possuem altas taxas de reprovação e desistências nessas disciplinas, efeito indesejável, principalmente na Educação Profissional e Tecnológica. Selecionou-se e se aplicou nesta investigação instrumentos de apoio ao ensino e a aprendizagem de algoritmos e programação de computadores em uma Fatec, apoiando as disciplinas obrigatórias de programação e intentando responder à pergunta: A utilização de instrumentos de apoio ao ensino e a aprendizagem selecionados, trazem diferenciais no desempenho e nas opiniões dos discentes participantes? No geral, a investigação objetivou comparar o desempenho acadêmico dos discentes participantes frente aos não participantes; coletando as dificuldades relacionadas ao ensino e aprendizagem de programação na literatura; selecionando variações dos instrumentos propostos; aplicando os instrumentos em amostras; apurando e comparando as diferenças de aprovação e notas dos discentes; coletando opiniões sobre uso e; discutindo os resultados da investigação. Os métodos enfocaram as pesquisas sobre o Plantão de dúvidas, a Exposição de Códigos e o Juiz Online. Os resultados evidenciam o ganho de desempenho em notas e reconhecimento dos usuários no que tange a utilidade dos instrumentos.


PALAVRAS-CHAVE
Educação profissional, Instrumentos de aprendizagem, Instrumentos de ensino, Linguagem de programação, Programação de computadores.