Instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores: implicações no desempenho discente em instituição de educação profissional.

Data de Apresentação:28/03/2019 Autor: Lucio Nunes de Lira
Formação do Formador
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

Profª. Drª Marília Macorin de Azevedo

LIRA, L. N. Instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores: implicações no desempenho discente em instituição de educação profissional. 197f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

A Ciência da Computação pertence às ciências exatas e apresenta como objetos de estudo as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais com foco em automatizar processos por meio de ferramentas com processamento digital. Um dos principais pontos de interesse na área de computação é a elaboração e a análise de algoritmos, além da implementação desses em linguagens de programação. No que tange o ensino e a aprendizagem, a programação de computadores remete à alta complexidade por diversos fatores e, consequentemente, os cursos profissionais de computação possuem altas taxas de reprovação e desistências nessas disciplinas, efeito indesejável, principalmente na Educação Profissional e Tecnológica. Selecionou-se e se aplicou nesta investigação instrumentos de apoio ao ensino e a aprendizagem de algoritmos e programação de computadores em uma Fatec, apoiando as disciplinas obrigatórias de programação e intentando responder à pergunta: A utilização de instrumentos de apoio ao ensino e a aprendizagem selecionados, trazem diferenciais no desempenho e nas opiniões dos discentes participantes? No geral, a investigação objetivou comparar o desempenho acadêmico dos discentes participantes frente aos não participantes; coletando as dificuldades relacionadas ao ensino e aprendizagem de programação na literatura; selecionando variações dos instrumentos propostos; aplicando os instrumentos em amostras; apurando e comparando as diferenças de aprovação e notas dos discentes; coletando opiniões sobre uso e; discutindo os resultados da investigação. Os métodos enfocaram as pesquisas sobre o Plantão de dúvidas, a Exposição de Códigos e o Juiz Online. Os resultados evidenciam o ganho de desempenho em notas e reconhecimento dos usuários no que tange a utilidade dos instrumentos.

Educação profissional

Instrumentos de aprendizagem