Data de Apresentação:27/05/2022 Autor: Juliana de Souza Lamas

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Profa. Dra. Vania de Moraes - UNITAU

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

LAMAS, J. S. Interdisciplinaridade e o trabalho por projetos na educação profissional: um olhar sobre os saberes docentes. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022

Esta pesquisa foi desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Apresenta uma discussão sobre a interdisciplinaridade e o trabalho por projetos na Educação Profissional, com olhar voltado para a formação docente. Justifica-se a investigação no desafio contemporâneo de utilização de metodologias ativas e práticas interdisciplinares no processo de ensino aprendizagem, nas ações pedagógicas e na organização curricular. São objetivos do trabalho compreender a percepção docente sobre o trabalho por projetos na Educação Profissional. Promover a reflexão sobre como a prática interdisciplinar e o desenvolvimento de projetos pode favorecer a construção de um saber globalizado e compreender como a interdisciplinaridade é concebida e vivenciada por professores envolvidos em projetos interdisciplinares, assim como as limitações e obstáculos da aplicabilidade da prática interdisciplinar. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e se dá em uma escola técnica, de uma instituição pública de educação técnica e tecnológica, na cidade de São Paulo, na qual os cursos oferecidos são em nível médio e articulados por projetos interdisciplinares. Com base na fundamentação teórica foram realizadas observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento dos dados coletados foi aplicada a análise temática. O estudo baseia-se em concepções teóricas sobre interdisciplinaridade, currículo, método de projetos e saberes e práticas docentes. Assim, a pesquisa gerou o produto: uma proposta de formação continuada sobre interdisciplinaridade e trabalho por projetos no fazer docente. Considera-se, a necessidade de subsídios teórico metodológicos para auxiliar na compreensão dos professores sobre a prática interdisciplinar e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Educação Profissional. Formação Docente. Interdisciplinaridade. Trabalho por Projetos