Internacionalização de processos de negócios: um estudo de caso de um banco global com operações no Brasil.

Data de Apresentação:25/05/2017 Autor: Rodrigo Figueredo de Almeida
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Adilson Carlos Yoshikuni

O segmento bancário investe anualmente entre 19 e 21 bilhões de reais em tecnologia da informação, o que representa 18% dos investimentos em TI no Brasil, sendo o mesmo percentual de países como os Estados Unidos e a França, mas que ao mesmo tempo possui uma carência de estudos indicando a sinergia entre os temas BPM, processos de negócios, internacionalização de processos e o apoio de TI em processos de negócios no segmento bancário, apontando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema.

Este estudo tem como objetivo fornecer uma melhor compreensão de como a internacionalização de processos de negócios apoiada pelo BPM e pela TI pode possibilitar a geração de ganhos para a organização dentro do segmento bancário. A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa do tipo descritiva e a sua abordagem é qualitativa, com a realização de um estudo de caso. A empresa alvo do estudo de caso foi selecionada de forma não aleatória, porém atendeu o critério de possuir um projeto de internacionalização de processos de negócios em uso e com resultados já alcançados.

Trata-se de um banco internacional sediado nos Estados Unidos e com atuação em mais de cem países e que oferece no Brasil diversos serviços bancários, como seguros, empréstimos, cartões de crédito e produtos de investimento, para o segmento varejista e corporativo com foco em médias e grandes empresas. Como resultado constatou-se que por meio de um investimento de US$ 120 milhões no projeto de internacionalização com o apoio do BPM e o apoio da TI, deverá gerar uma receita adicional prevista de US$ 508 milhões nos próximos dez anos e uma redução de custos na ordem de US$ 491 milhões no mesmo período, além de benefícios intangíveis.

BPM

Internacionalização de processos